Tábua das Marés

PREVISÕES DAS MARÉS ATÉ DEZEMBRO 2014

Veja aqui, a previsão das marés do ano inteiro, detalhadamente. Qual os dias de lua crescente, cheia, minguante e nova. Quais a altura das marés de cada dia no mês do ano corrente. Assim como a tábua das marés dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. 
Aprenda qual a diferença do horário entre uma maré e outra, e saiba qual a melhor hora e maré para fazer sua pesca de praia e ter uma pesca sem estresse, agradável e produtiva. Fique sempre bem informado, aqui no pesca de praias para iniciantes, e aprenda como interpretar a tabela da maré de cada mês do ano. Boa Sorte e Pesca a Todos!.



INFLUÊNCIA DA LUA E SUAS VARIAÇÕES

1 - Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou se abaixam em relação a uma referência fixa no solo (Dicionário Aurélio).  é um fenômeno causado por atrações simultâneas entre o sol e a lua sobre as águas de toda a terra, e por a lua ser o astro mais próximo, isso faz dela a maior influência entre essas mudanças contínuas.
2 - A atração gravitacional da lua, faz com que as águas dos oceanos avancem sobre todas as partes da terra que encontra-se mais próxima a ela, e sobre toda área diametralmente oposta a ela.
3 - O movimento translacional da lua, conhecido também como dia lunar, possui uma duração de 24 horas e 50 minutos, onde dividindo esse tempo em quatro períodos, teremos 4 turnos de aproximadamente 6 horas e 12 minutos, que é o resultado da duração de cada uma das marés e de suas variações que são chamadas de preamar e baixa mar.
4 - Nas fases de luas grandes como "cheia e novas", onde a terra, sol e lua estão em oposição ou conjunção, acontecem grandes variações devido a força desses astros, onde o movimento das marés atingem seu ponto máximo, bem como na preamar ou baixa-mares, fazendo com que assim aconteçam as marés de sizígia ou seja, de águas-vivas "marés de imensa amplitude", onde a velocidade das águas criar grandes correntezas e ocasionando a sujeira dessas águas.
5 - Em períodos de quarto crescente, ocorre o inverno das sizígias, que chamamos de marés mortas ou quadratura, onde as águas tornam-se mais calmas e de pouca correnteza.
6 - Existem também as marés meteriológicas, que é a grande diferença entre a maré observada e aquela prevista pela tábua das marés. As causas desse fenômeno pouco conhecido são, principalmente, as variações da pressão atmosférica e a ação do vento sobre a água, ocasionando assim, níveis altos ou baixos entre as previsões das tábuas das marés.
    DICA: Você pode encontrar previsão de todas as marés, nas tábuas das marés contidas neste site.
    IMPORTANTE: A escolha da melhor maré é muito importante para uma pescaria, isso porque cada espécie de peixe poderá ser mais ativo ou menos dependendo de cada maré, estofo ou reponto.

    DESCRIÇÃO DAS MARÉS

    PREAMARÉ o nível máximo que uma maré cheia atinge.
    BAIXA MAR: É o nível mínimo que uma maré vazante pode atingir.
    ESTOFO: Chamado de reponto de maré que acontece entre as marés no período em que não ocorrem alterações na altura do nível do mar.
    AMPLITUDE DE MARÉS: É a variação dos níveis das águas entre as marés preamar(cheia) e baixa-mar(seca) antes ou depois.
    QUADRATURA: É quando sol e lua formam um ângulo de 90 graus em relação a terra.
    MARÉ DE QUADRATURA: É uma maré de amplitude mínima, ou seja, uma maré seguinte de quarto crescente ou minguante.