Material Pesca

MATERIAL DE PESCA DE PRAIA PARA INICIANTES

 pescadepraias.com 
Estes são os materiais básicos de pesca de praia, recomendado para iniciantes que ainda não têem uma noção de por onde começar. É importante observar que a variação de modelos e marcas são grandes, devido aos inúmeros fabricantes que por sua vez, fazem de tudo para conquistar cada vez mais novos consumidores. Pensando nisso, eles buscam implementar novos recursos e tecnologias na fabricação de peças, materiais, equipamentos e acessórios para pesca de praia....
Com tanta diversidade de materiais e equipamentos no mercado, o maior beneficiado com isso são os consumidores praticantes da pesca de praia, que por sua vez, dia a dia, buscam obter sempre o melhor e mais eficiente equipamento prá pesca de praia, mas nunca deixando de lado nem abrindo mão da qualidade e eficiência desses materiais de pesca. Pensando nisso, veremos abaixo, fotos que ilustram alguns desses manterias de pesca com um breve resumo de cada um deles. Acompanhe!.
MOLINETE
 pescadepraias.com 
 Molinete médio para pesca de praia de ação leve, de 3 rolamentos e com capacidade para 250 metros de linha 0,30mm (milímetros de espessura). Altamente recomendado para iniciantes na pesca de praias, costão ou embarcada e de um modo geral. Molinete de alta qualidade, macio e de ação rápida de recolhimento. Além de ser um produto de excelente qualidade e custo benefício, com peças de reposição facilmente encontradas.
Marca: XT 4000
Fabricante: Mariner Sport

VARA 
CANIÇO, CANA
 pescadepraias.com 
 Vara de pesca de praia barra leve de ação lenta, com 3,90cm (três metros e noventa centímetros) com a capacidade de arremesso de até mais de 100 metros, isso dependendo da ação e atrito com o vento e do formato e peso da chumbada(chumbo). Recomendada para iniciantes da pesca de praia por ser uma vara resistente, forte, prática e de excelente acabamento e flexibilidade.
Marca da Vara: Excelente
Fabricante: Saint
Material Composto: Fibra de Carbono

DESCANSO 
SUPORTE, PORTA VARA
 pescadepraias.com 
Descanso ou Suporte para vara de pesca de praia, cilíndrico, feito de alumínio. Este formato é ao meu ver, altamente recomendável, principalmente pelo seu incrível poder de fixação na areia da praia, e também pela grande diversidade de materiais que ele pode ser confeccionado. Entre esses materiais estão o: aço inox, alumínio e pvc, sendo estes, materiais altamente resistentes a corrosão, causado pela ferrugem, ação do tempo e da maresia. Mais vale salientar que a manutenção desses acessórios após cada pescaria, é sempre a melhor forma de preservação dos mesmos.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS DE PESCA DE PRAIA


CHUMBADAS (CHUMBO)
 pescadepraias.com 
Chumbadas ou chumbo, como são chamadas em diferentes pontos do Brasil, estes pesos são feitos com o material "chumbo", em diferentes formatos e são responsáveis pela fixação que extenssora entre o molinete, a linha e o chicote como os anzóis. As chumbadas ou chumbo, são também usados para auxiliar no afundamento do chicote com anzóis, mas o seu principal propósito na pesca de praia é, proporcionar durante o arremesso, o máximo de distância entre o pescador, a praia e os canais por onde os peixes circulam e passam durante as mudanças das marés. Estes são alguns dos muitos formatos existentes no mercado da pesca de praia mais utilizados nas pescarias, tanto em praias de águas rasas e de tombo, quanto em águas fundas e profundas. Em resumo, as chumbadas têem as funções de auxiliar no arremesso, afundamento e fixação para a exposição do(s) anzol(s), sendo as mesmas, grandes e excencial aliado dos pescadores em várias modalidades de pesca
Descrição dos formatos: Na ordem da foto acima, elas são conhecidas como:
1 - Chumbada(chumbo): Garra
2 - Chumbada(chumbo): Carambola
3 - Chumbada(chumbo): Pirâmide...
Além destes formatos, existem muitos outros como o torpedo... que são criados e fabricados sempre com o objetivo de atingir maior velocidade reduzindo o atrito com o vento durante os arremessos, proporcionando assim, melhores e mais longos arremessos, buscando os peixes nos canais e áreas mais distantes das praias.
CHICOTE DE PESCA DE PRAIA
 pescadepraias.com 
O chicote de pesca de praia é sem sombra de dúvidas na pesca esportiva de praia, um acessório indispensável devido ser o suporte principal do(s) anzol(s).
Pode ser composto de 1, 2, ou 3 anzóis, ou até mais, e pode ser confeccionado de vários tipos de linhas, estilos e acessórios.

Acessórios utilizados para a confecção de um chicotes de pesca de praia com 2 ou 3 anzóis:
2 Snap(presilha), uma no início e outra no final. 
2 destorcedor (girador) um no início e final acoplado aos snaps
1 Chumbada, que deve ser acoplada ao snap(presilha) e destorcedor(girador) 
2 ou 3 rotores, um para cada anzol ligado ao chicote de pesca de praias
2 ou 3 anzóis, vale lembrar que para cada anzol deve-se usar um rotor ligando ao mesmo.

SNAP (PRESILHA)
 pescadepraias.com 
O snap, ou seja, presilha, é um acessório importantíssimo na pesca de praias, e é constantemente usado em todas as modalidades da pesca esportiva. O mesmo possui diversas formas e formatos. Alguns são feitos com matérias primas resistentes que proporcionam segurança a quem os utiliza. Outros são mais frágeis e dependendo da força empregada sobre ele, pode vir a abrir, causando a perda do peixe. Portanto, exija sempre os de melhor qualidade, ainda que prá isso seja preciso pagar um pouco mais.

O seu objetivo principal é unir a linha principal do molinete ou carretilha, unir o destorcedor(girador) a chumbada(chumbo). Também serve para praticar a pesca de praia e mar com isca viva, chamada de "telegrama", onde uma parte é unida a linha principal já arremessada e esticada e a outra extremidade é acoplada a um destorcedor(girador) atado à uma pernada, com um anzol grande, iscado numa sauna ou camarão vivo. Feito isso, basta levantar a vara de pesca, o mais alto possível, para que a isca deslize pela linha, através do destorcedor(girador), até o mais fundo possível, para boiar à espera de um predador (peixe). Geralmente, os xaréu, robalos, galo, e arraias, entre outros pesxes de boca grande, comuns na pesca de praias.

DESTORCEDOR (GIRADOR)
 pescadepraias.com 
O destorcedor (girador) é um acessório de vital importância na pesca de praias e nas demais modalidades. Isso porque ele tem como principal função, evitar a destorção das linhas, tanto da principal, como a linha mestra do chicote de pesca de praia e das iscas artificiais... Por isso é de extrema importância o seu uso, até na união entre a linha mestra do chicote de pesca com a chumbada, ligados por um snap (presilha). Por ser tão importante, o seu uso na pesca de praias e em outras modalidades da pesca espotiva em geral, tornou-se quase que inevitável pelos pescadores iniciantes, amadores e profissionais.

Os modelos, cores e matérias primas dos Destorcedores(giradores), são diversos, sem falar do modelo com 3 argolas giratórias. Criado com o intuito de evitar que a linha ficasse retorcida, os destorcedores (giradores), conseguem até hoje, com seus movimentos giratórios, acompanhar os giros que os peixes dão, ao serem fisgados, evitando assim, a perda do mesmo, e mantendo a linha sempre perfeita e sem danos.

ROTOR 
PARA CONFECÇÃO DE CHICOTE DE PESCA
 pescadepraias.com 
O rotor na pesca de praia, é uma peça chave para boas pescarias, pois ele é responsável pela união da linha mestra do chicote de pesca de praias, e da pernada com o anzol. Isso torna-o, um elemento crucial, que agrega valor aos chicotes de pesca, proporcionando, uma maior produtividade, agilidade e mobilidade, dando giros de 360º (graus), de acordo com as variações das correntes marítimas das praias. Confeccionado geralmente com fio de aço e em diversos modelos e formatos, o rotor de pesca, jamais perdem sua excelente utilidade, desempenho e resistência. Por fim, quero dizer que este acessório é um elemento indispensável, principalmente na pesca de praia, e em outras modalidades da pesca esportiva.
ELASTRICOT 
LINHA FINA DE SILICONE USADA NA PESCA DE PRAIA
 pescadepraias.com 
O elastricot é uma linha fina de silicone, com grande elasticidade. A linha elastricot, veio a ser criada devido a grande necessidade de fixar as iscas, para evitar a perda das mesmas durante os arremessos, devido o atrito com o vento.
Antigamente, antes da linha elastricot ser criada, os pescadores não faziam uso da mesma na pesca de praia, porque as iscas mais utilizadas por eles eram sardinhas, lulas e pedaços de camarões.

Com o descobrimento de novas opção de iscas como: o corrupto, a minhoca e baratinha de praias, os tatuís e os mariscos..., e com grande parte dos camarões caindo durante os arremessos, levaram ao surgimento do elastricot, justamente devido a necessidade de amarrar as iscas com algo, para evitar a perda das mesmas em contato com a ação do vento, após os arremesos.

Hoje, constata-se que após a criação da linha de silicone "elastricot", o aproveitamento das iscas nas pescarias e a produtividade, aumentou drasticamente, fazendo com que este acessório seja um dos principais e importante na pesca de praia.
Faça uso do mesmo, e lembre sempre de possuir em sua maleta de pesca, acessórios de reserva, para eventuais substituições.

CEDALEIRA 
SUPORTE DE ANZÓIS, PORTA ANZOL 
 pescadepraias.com 
 O suporte para anzóis, mais conhecido como cedaleira, no sul e sudeste do Brasil. É um acessório bastante técnico e prático, pois mantem os anzóis prontos e esticados, tornando a troca mais rápida e prática, dando uma certa vantagem para quem a usa nas pesca de praias, e principalmente em competições, onde requer rapidez na troca dos chicotes de pesca e anzóis.

Sem dúvida, a cedaleira é um acessório indispensável para pescadores que praticam a pesca de praia, e é extremamente necessário em campeonatos, pela facilidade e mobilidade na troca dos anzóis durante a pescaria. Sem dúvida, eu recomendo a todos, principalmente para os iniciantes na pesca de praia