Como Evitar Que a Pernada Enrole no Chicote de Pesca

Seguem abaixo, algumas dicas que acho relevantes para se obter um maior rendimento nas suas pescarias de praia. As orientações abaixo, são baseadas em experiências próprias que observei durante minhas etapas dos campeonatos que participei em várias praias de alguns estados do Brasil. Noetanto, vale ressaltar que a minha opinião pode convergir com as de outros praticantes mais experientes da pesca de praia. O que vale mais na minha opinião, é compartilhar nosso conhecimento com quem está iniciando na pesca de praia, e dessa forma, difundindo este esporte maravilhoso e aumentando a cada dia mais, o número de praticantes no Brasil e no mundo. 

1ª DICA PARA EVITAR QUE A PERNADA ENROLE NO CHICOTE

Foto de dois anzóis Hayagake da marca Gamakatzu
Para evitar que a linha das pernadas se enrole no chicote de pesca de praia, evitando assim, a baixa produtividade das fisgadas, podemos utilizar preferencialmente linhas de fluocarbono mais espessas (grossas), com espessuras entre 0,50mm a 0,60mm (milímetros). Caso o anzol à ser utilizado seja pequeno como tamanhos 8 Hayagake da marca Gamakatzu, a solução é fazer uma cama com linha 0,20mm e em seguida encastoar o novamente o mesmo anzol com linha 0,60mm como mostra a foto ao lado. A linha de anzóis da Gamakatzu é uma das melhores e mais utilizadas por pescadores esportistas e amadores do mundo. Eles são recomendados por serem mais duradores, afiados, resistentes em relação a outros de marcas concorrentes, e são os mais utilizados em competições de pesca de praia

2ª DICA PARA EVITAR QUE A PERNADA ENROLE NO CHICOTE

Por outro lado, pode-se também usar pernadas menores de fluocarbono, com espessura de linha 0,40mm (milímetros), e com o tamanho de 40cms(centímetros). Mais vale salientar que, quanto maior a pernada, maior é o átrico com o vento, resultando em perda de velocidade e um mal desempenho dos arremessos. Entretanto, recomendo utilizar pernadas longas, em dias em que a ventania e a água do mar estiverem brandos.  

PS.: A utilização da linha fluocarbono na confecção das pernadas e até mesmo dos chicotes, é bastante eficaz por ela ser mais rígida que as demais. Dessa forma, ela evita que as pernadas enrole no chicote de pesca de praia

PSS.; Você também pode utilizar um chicote com rotor e miçangas mais longo de até 2 metros, que te garanto que vai enrolar bem menos, devido a distância entre cada pernada.

3ª DICA PARA EVITAR QUE A PERNADA ENROLE NO CHICOTE

Uma outra técnica bastante eficaz, para evitar que as pernadas enrolem no chicote de pesca é a confecção do chicote de pesca de praia, com rotor-miçangas. Sem dúvida, é de grande utilidade na hora da pescaria, pois devido as miçangas terem os cantos arredondados, proporcionam menos enganche das pernadas. Dessa forma, pode-se pescar com mais tranquilidade sem enrolar as pernadas no chicote constantemente. Por isso fica ai, mais uma dica importantíssima, aos iniciantes e até mesmo para os mais experientes que ainda não conheciam esta sacada.
Boa sorte e pesca a todos e até o próximo artigo!.


Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário