Qual o Melhor Chumbo Chumbada Prá Pesca de Praia

Foto peso de chumbo/chumbada para chicote de pesca de praia
Existem fatores determinantes que devem ser levados em conta, na escolha do chumbo (chumbada) a ser usado para obter-se os mais logos arremessos possíveis, na pesca de praia
O pesca de praias fez este artigo, na intenção de mostrar alguns pontos importantes na escolha do chumbo (chumbada) correto, para assim, obter o melhor desempenho em seus arremessos na pesca de praia. O arremesso é o fator que define o resultado de uma pescaria. 
O chumbo (chumbada) é a parte responsável pela impulsão, velocidade e fixação do chicote de pesca com as iscas no fundo do mar, oferecendo assim, uma melhor exposição e atratividade aos diversos tipos e tamanhos de peixes.

COMO ESCOLHER O MELHOR FORMATO E PESO DE CHUMBADA PRÁ PESCA DE PRAIAS


PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS CHUMBOS/CHUMBADAS

FORMATOS: Existem diversos tamanhos e formatos de chumbo (chumbada), entretanto, os principais, que apresentam os melhores resultados na pesca de praia são as; 

PIRÂMIDE(triangulo), com seu formato triangular pontiagudo, ela permite uma redução no atrito com o vento, durante os arremessos. 
Ponto Negativo: Este formato não possui poder de fixação diante das correntezas, portanto ele é mais recomendado para pescar durante maré baixa. Outra alternativa é aumentar o peso do chumbo (chumbada), de acordo com a capacidade indicada no tubo da vara em uso.
Exemplo: Em toda vara ou caniço de pesca, existe uma descrição do peso mínimo e máximo que ela suporta, portanto, se nela diz, Casting 100-225, quer dizer você pode usar chumbo (chumbada) entre 100 e 200 gramas no máximo. Caso ultrapasse às 200 gramas, ao arremessar, sua vara de pesca correrá o risco de partir.
Obs.:  Deixe sempre uma margem de segurança de 25 a 30 gramas. 
Advertência: Nunca use chumbo (chumbada) com o peso máximo descrito no tubo da vara/caniço de pesca
Interessante: O formato pirâmide (triangulo) é o mais usado entre os pescadores de todo mundo.
Atenção: Estas caracteristicas se aplicam a todos os formatos de chumbo (chumbada).

GARRA: chumbo (chumbada) em formato alongado, estilo torpedo, com 4 garras e missangas que se travam para arremessar e se destrava na hora do recolhimento. 
Pontos Positivos: Existe em vários formatos, proporcionam um excelente desempenho no atrito contra o vento e oferece um poderoso sistema de fixação na areia ou lama do fundo da praia. Também permite que a linha fique esticada e livre do atrito com as ondas.
Importante: Certifique-se de ter este formato (garra) em vários tamanhos e pesos, para eventuais trocas de acordo com as viradas das marés.

CARAMBOLA: O chumbo (chumbada), é chamada assim, por seu formato redondo arredondado, com cortes laterais. Ótima para arremessos na pesca de praia, com a maré baixa.
Ponto Negativo: Seu formato aredondado, em marés cheia ou enchendo, a torna vulnerável sendo levada  facilmente para a beira mar, pelas fortes correntezas.

CONCLUSÃO SOBRE O MELHOR CHUMBO/CHUMBADA PRÁ PESCA DE PRAIA

Entre os formatos abordados, sem dúvida, o melhor chumbo (chumbada) em vários aspectos é a formato garra, devido aos muitos benefícios que ela oferece. Inclusive o custo benefício e durabilidade.

PESOS E FORMATOS DE CHUMBO/CHUMBADAS A COMPRAR

PESO: Em relação a peso e também formato dos chumbo(chumbada), o recomendável é que compre vários formatos divididos em pesos diferentes. 
Exemplo: 8 Chumbos (chumbada) formato pirâmide(triangulo). 2 de 75Gr, 3 de 100Gr, 2 de 125Gr e 1 de 150 gramas.
Ou 12 Chumbos (chumbada) formato Garra. 3 de 75Gr, 3 de 85Gr, 2 de 100Gr, 2 de 125Gr e 2 de 150 gramas. Essa quantidade é necessária para se estar preparado prá eventuais trocas, de acordo com as viradas das marés.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

2 comentários: