Qual o Tipo e Tamanho Correto de Anzol Para Usar na Pesca de Praias

Foto de um anzol de pesca de praias
Na pesca de praia, saber o momento certo de usar os anzóis, e qual o anzol e tamanho correto para a maré da pesca, é um elemento fundamental. Pois de nada adianta, usar anzóis grandes numa maré baixa, onde a maior incidência é de pequenos peixes. Por outro lado, também não há nexo em usar anzóis pequenos numa maré enchendo ou cheia, onde existe grande chance de fisgar peixes de médio e grande porte. Por isso, todo pescador, praticante da pesca de praias, deve saber qual o tipo e tamanho de anzol de pesca que deve usar para cada tipo de maré ou peixe alvo. Veja abaixo, dicas, truques e segredos para você tirar proveito em sua pesca de praias.

1º - Use anzóis leves, porém, resistentes e pontiagudos. Anzol leve, facilita a flutuação da isca, tornando-a, mais atrativa aos predadores, que geralmente atacam iscas em movimento.

2º - Use linha grossa (0,40mm) para encastoar os anzóis. Encastoar anzóis com linha grossa, garante que a isca não afunde devido ao peso do anzol e a isca. Os melhores peixes, buscam alimentos que flutuam como peixes e camarões.

3º - Numa maré enchendo ou vazando, use anzóis médios ou grande, dependendo do tipo de isca. Durante o começo da maré enchente e vazante, as correntezas trazem e movimentam, vários alimentos e detritos orgânicos. É nessas marés que os maiores peixes podem ser encontrados. Portanto é preciso estar preparado com o anzol de tamanho certo.  

4º - Em marés baixas, use sempre anzóis de 8 a 14 no máximo, para pegar pequenos peixes como para terras(betara), cocorocas(coró), corvinas, pampos, barbudos, carapebas, parati, bagre, baiacu... 

5º - Não use linha fina para encastoar anzóis grossos e pesados, pois a tendência, é afundar com o peso e com isso, você só terá acesso a peixes rasteiros, que só comem no fundo, como a betara, bagre...

6º - Anzol para a pesca de praia barra leve e média: Os melhores formatos de anzol são o maruseigo, cristal, gamakatsu para peixes de pequeno e médio porte como os pampos, xaleletes, corvina, papa terra(betara) entre outros.

7º - Anzol para a pesca de praia, rio e mar, barra média e pesada: Os anzóis wide gape, octopus, bowed e beak para a pesca de peixes de médio e grade porte como: Robalo, arraia, xaréu, carpa, cação, dourado...

3 comentários:

  1. Muito bom!!!. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre procuro variar os anzóis quando não tá dando resultado. Valeu as dicas.

    ResponderExcluir
  3. Geralmente eu uso anzóis xinu e mustarde.valeu a dica

    ResponderExcluir