Lista de Material e Equipamento de Pesca Para Iniciantes | Pesca de Praias

COMO ESCOLHER O MATERIAL E EQUIPAMENTOS DE PESCA DE PRAIA




Aqui vai algumas dicas para a compra do material e equipamento de pesca para os iniciantes da pesca de praia. Os materiais e equipamentos para iniciantes da pesca de praia, geralmente, possuem custos e matérias primas variadas. Por isso, devemos levar em conta, a condição financeira de cada iniciante da pesca de praia. Nem todos teem condições suficiente para adquirir um material de qualidade e marcas consagradas e importadas, que logo em vista, possuem um valor muito elevado em relação a materiais mais simples e preços em conta. Mais se puder, sempre compre o melhor equipamento de pesca de praia possível. Pois ele, com certeza, só lhe trará benefícios, comodidade e segurança acima de tudo.

LISTA DE MATERIAL E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA INICIANTES NA PESCA DE PRAIA

VARA: O ponto de partida, é a aquisição da vara correta, para a altura certa de cada praticante da pesca de praia. Geralmente, na pesca de arremesso, mais conhecida como a pesca de praia, é recomendada, varas que possuam 3 partições, a 1ª parte é o punho, 2ª o meio e 3ª a ponta. A vara, deve medir o mínimo de 3,90 (três metros e noventa centímetros). A vara deve ser de ação rápida e ter ponta rígida e resistente. Isso, vai lhe garantir segurança, resistência e bons arremessos.
ATENÇÃO: Não compre vara maciça para utilizar na pesca de arremesso de praia, pois é muito pesada, por ser preenchida. Compre vara tubular de 3 partições como mencionado acima.

MOLINETE: Existe uma grande demanda e variedades de molinetes, mas o fator primordial, que se deve levar em conta, na hora da escolha deste, que é o mais importante equipamento de uma pesca de praia, é a quantidade de rolamentos, e capacidade de armazenamento de linha no tambor, ou seja, carretel. Escolha um molinete de porte médio, que caiba em seu tambor(carretel, bobina), 300 metros de linha 0,25 milímetros (molinete Long Cast). Molinete Long Cast, é aquele que possui a bobina alongada, que proporciona um maior armazenamento de linha e melhor arremesso.

Quanto a quantidade de rolamentos, todo molinete pra pesca de praia, deve possuir no mínimo três rolamentos, mas vale lembrar, que muitos rolamentos, dependendo do fabricante,  muitas vezes, trazem dor de cabeça quando quebram ou travam devido a repetitividade e falta de manutenção. 

Posso indicas 2 molinetes para iniciantes que já utilizei em minhas pescarias de praia. Eles são leves, eficientes, e práticos de manusear. 
1 - Molinete Tacom Summit Light 6000 Long Cast com 2 Carretéis, 4 rolamentos, velocidade de recolhimento: 5.2:1, capacidade de armazenamento de linha: 0,30 milímetros = 250 metros.
2 - Molinete XT 4000, da Mariner Sport. Molinete com 2 Carretéis, 4 rolamentos, velocidade de recolhimento: 4.1:1, capacidade de armazenamento de linha: 0,50 milímetros = 130 metros.  Super leve e suave, com grande capacidade de armazenamento de linha e recolhimento rápido, o que facilita bastante a vida do pescador iniciante, na hora de retirar o peixe da água.
Obs.: Os molinetes mencionados acima, devem ter manutenção constante para oferecer um bom desempenho.  

ATENÇÃO: Pra pesca de praia barra pesada, use nestes molinetes, linhas de monofilamento 0,25 milímetros, com leader/arranque com linha de fluorcarbono 0,35 a 0,40mm.
Se for linha monofilamento(nylon), use linha de espessura 0,30mm, com leader/arranque com linha 0,40 milímetros, ou leader/arranque cônico de 0,18 a 0,57.  

SUPORTE PRÁ VARA: O suporte para a vara na pesca de praia é essencial, pois não dá prá ficar o tempo todo com a vara na mão. Principalmente se ela for pesada. O mais prático, é arremessar e logo após, colocar a vara no suporte (descanso, porta vara). De vez enquando é que deve-se pescar com a vara na mão, mas não durante toda a pescaria.  
O suporte (descanso, porta vara), deve preferencialmente ser de formato cilíndrico, feito nos materiais de alumínio, aço e PVC. 
Obs.: Os outros formatos não possuem o poder de fixação que os cilíndricos teem, portanto, dêem preferência aos tubulares, ou seja, cilíndricos.

LINHAS DE PESCA: As linhas de pesca possuem uma infinidades de marcas e matérias primas como as linhas:
Monofilamento (nylon): A mais usada em todas modalidades de pesca, por ter um preço mais acessível e proporcionar, dependendo da marca, segurança, elasticidade, durabilidade e um excelente custo benefício. Deixo 3 sugestões de marcas abaixo que nunca me deixaram na mão.
Linha Platinum XT
Linha Asso HT
Linha Super Raiblon

Multifilamento: linha ultra resistente, apesar de ser uma linha sem memória ou seja, sem elasticidade., essa é a mais utilizada nas pescarias com isca artificial em rios, manguezais e de alto mar, mais isso não quer dizer que não possa ser utilizada na pesca de praia. Eu mesmo a uso em pesca de barra pesada, com isca viva, para a captura de robalos, xaréus, pampos, arraias... O preço é relativamente caro, mas vale apena devido a segurança e resistência que ela proporciona em qualquer modalidade de pesca. Deixo abaixo 2 sugestões de ótimo custo benefício.
☼ Linha Power Pro
Linha Sumax Scorpion X8
Linha Wiplash Pro Berkley
Linha Vexter P.E. da Mariner Sports

Fluorcarbono: As linhas fluorcarbono, são linhas de altíssima resistência e durabilidade. Ideal para a confecção de leader, arranque e pernadas para anzol. Pode ser usada também para pescar em algumas modalidades e em caso de emergência. Seu preço é comparado a o das linhas multifilamento, bem mais caros em relação a monofilamento, ou seja, as linhas de nylon. Veja abaixo algumas sugestões.
Linha Master da Maruri
Linha Vexter Floucarbon Marine Sports
Linha Triumph Fluorcarbon Super Shock Leader
Linha Applaud Shock Leader

ANZOL: Dependendo do tipo alvo de peixe, utilizamos anzóis específicos, mas os mais utilizados e que vêem demostrando excelentes resultados são os anzóis maruseigo
Obs.: Estes tamanhos sugeridos abaixo são para pesca de praia de peixes pequenos e médios. O segredo é saber trabalhar o peixe, liberando e recolhendo a linha de forma correta.
Anzol Maruseigo Mustad Nº de 6 a 12
Anzol Maruseigo Marine Sports Nº  6 a 12 - Super Strong
Anzol Maruseigo Marine Sports Nº  6 a 12 - Nickel
Anzol Cristal Nº de 6 a 12 -  Amarelo/Bronze
Anzol Maruto DS Nº de 6 a 12

CHUMBADAS: As chumbadas ou chumbo, são de extrema importância na fixação do chicote de pesca de praia com as iscas no anzóis. Existem inúmeros formatos de chumabas(chumbo) entre todos, o mais usados é em 1º lugar o formato tradicional pirâmide como a mais utilizada no mundo, e as garra, carambola, torpedo, oliva entre outras, mas o recomendável é que compre:
3 pimâmide 75 gramas, 3 pimâmide 100 gramas, 3 pimâmide 125 gramas 
3 Garra de 75 gramas, 3 Garra de 85 gramas, 3 Garra de 105 grama e 3 Garra de 125 gramas, e o mesmo de outros formatos que desejar. Compre sempre chumbadas reserva, para não perder o melhor da pescaria.


GIRADORES: Os giradores, mas conhecidos também como destorcedores, teem a função de unir a linha principal que vem do molinete, com a linha mestra do chicote de pesca, através de um nó em cada argola, evitando assim, com os seus giros, a torção da linha devido os giros do peixes. 

Existem giradores, ou seja, destorcedores, de várias marcas e com formatos de 2  e 3 argolas giratórias, e de várias cores também. Independente das cores deve-se usar e saber conservar, de forma a ter um maior tempo de uso. Compre sempre em pacotes como mínimo 10 unidades.

SNAPS: Os snaps, mais conhecidos também como presilha, teem a função de engate rápido, que uni a linha principal, ao girador/destorcedor e a união do girador/destorcedor com a linha mestra do chicote de pesca de praia e também uni, o girador/destorcedor a chumbada. Eles também podem ser comprados em unidades ou em pacotes de 10.

ROTOR: Os rotores possuem uma funcionalidade primordial na pesca de praia, pois são eles que seguram as pernadas com os anzóis no chicote de pesca e giram 360º, evitando a torção da linha devido os giros que os peixes dão durante o recolhimento. O rotor geralmente é introduzido na linha mestra do chicote de pesca de praia na seguinte ordem: 1º um nó, 2º uma missanga 3º o rotor, 4º a segunda missanga e por último, o nó. Dessa forma e ondem, coloca-se quantos rotores quiser para por os anzóis, ou seja, um chicote de pesca de praia pode ser feito com 1 ou 3 rotores que servem como suporte para os anzóis.  

ACESSÓRIOS: Os acessórios complementares para serem usados na pesca de praia são:
1º - Um Elastricot, para enrolar as iscas, evitando que caiam durante os arremessos.
2º - A tesoura para cortar o camarão e outras iscas
3º - Um cortador de unhas para cortar as sobras da linha de nylon
4º - Porta Anzol, para por os anzóis pré prontos de reserva e mantê-los bem esticados
5º - Um alicate de bico, para retirar os anzóis da boca do peixe
6º - Um Chapéu de pescador, com abas laterais e traseira que protegem além do rosto, orelhas e pescoço
7º - Um protetor solar, fator 30, de preferência em spray, que facilita a reaplicação de uma em uma hora.
A T E N Ç Ã O
Se possível, compre sempre material, equipamentos e acessórios de reserva, para eventuais reposições e garanta boas pescarias.

21 comentários:

  1. Excelentíssimas dicas amigos. Parabéns pelo glog e sucesso!.

    ResponderExcluir
  2. Completíssimo seu artigo. Parabéns e obrigado pelas dicas!.

    ResponderExcluir
  3. valeu cara .baita dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Marcelo!. Boa sorte e pesca!.
      Att.: Editor e Dono do Pesca de Praias.

      Excluir
  4. perfeito seu artigo postado, pois me ajudou bastante pelo fato de ser iniciante na prática da pesca marítima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e boa sorte e pesca companheiro!.
      Att.: Editor e Dono do Pesca de Praias.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Disponha sempre Wesley. Aproveite e se inscreva no site.

      Leno Fishermann
      Dono e Editor do Site Pesca de Praias.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fala Leno, suas dicas são muito boas mesmo,

    Tô com uma dúvida.... tenho um arena 4000 só que quero comprar um outro tô na dúvida entre o XT 4000 e o XT 6000 .... qual é melhor??? quero usar linha 0,25 com leader 0,40;

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, amigo
    Estou começando agora na pescaria.
    As vezes vou pra ubatuba, e vou iniciar nos decks de Itaguá.
    Um abraço.
    Rodolfo - Campinas/SP.

    ResponderExcluir
  9. passei 12 horas no mar pra pegar 3 peixes fiquei frustado tomei insolaçao
    minha mulher brigou comigo
    alguem tem dicas de como
    saber onde da peixes?
    renatoiedes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, na próxima vez, pesquise antes qual o material especófico para pesca embarcada e qual a isca correta. Após issso, procure ir ao alto mar com alguém que conheça os pesqueiros, pois a maior parte dos locais são inabitáveis por peixes, onde eles transitam apenas de passagem. À dica é basicamente essa!. Nunca pesque num local em que não conhece, com material errado e isca errada!. Para obter êxito em toda pesca, você deve estar em harmonia com estes 3 requisitos!. Espero tê-lo ajudado!. Boa sorte e pesca!.

      Att, Leno Fishermann - Dono e editor do site Pesca de Praias.

      Excluir
  10. Sou mulher, iniciante e sinto-me com bastante dúvidas quanto as maneiras, nomenclaturas e materiais para uma boa pescaria . E sempre encontro as repostas no seu blog, de um carinho e dedicação sem igual .

    Continue sempre passando seus ensinamentos , pois hoje em dia em tempos "digitais" trouxe para nós um grande avanço em vários pontos , mas estreitou as relações interpessoais. Por isso , vejo dificuldade até em encontrar um grupo onde seja aceita.

    Seus vídeos são muito bons , explicativos, dinâmicos e de ótimo conteúdo - sinto falta apenas do som ser um pouco mais alto , nítido .

    No mais , parabéns pelo belíssimo trabalho ! Seu blog tem audiência assegurada pro mim . ;)

    Um forte abraço ao amigo .


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda ao mundo da pesca Luana!. É sempre bom ter presença feminina na pesca, seja ela qual modalidade for e parabéns por seu espírito aventureiro, que admiro muito ver nas mulheres, esportivamente falando. Faço votos de boa pesca e muita alegria e laser!.
      Atenciosamente, Leno Fishermann - Dono e Editor do Pesca de Praias.

      Excluir
  11. Ola amigo, sou do time feminino, ja agradeço desde ja pela oportunidade de prestar um pouquinho da sua sabedoria e tempo a nós iniciantes, na oportunidade te peço para gastar um pouco mais de linha quando for postar seus videos pois pra nós fica dificil ver voce dar nó, laçada, com sua habilidade.(se possivel use uma linha de cor ou um outro tipo de material para melhor visualização) há sentir falta das especificações nas varas como ja vir em seus videos, porque anotei algumas para aquisiçao da proxima. bj fica com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Anderson Schmitt8 de abril de 2013 11:19

    Ótimo site, estão de parabéns !!!!! Estou iniciando neste tipo de pesca (pesca de praia) e o material de vocês é muito bom !!! Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  13. Leno como vai? sou iniciante em pesca com molinete (pesca em quebra-mar com peixes médios de ate 2,5kg), queria saber 2 coisas:
    1° não vou fazer grandes arremessos, uma vara de fibra de vidro com ponta mole de 1,80 ou 2,60 esta de bom tamanho para mim?

    2° sempre utilizei linhas de lynon 0.40 com castroamento e um chumbo de miçanga em bamboo, com isca artificiais e os mesmos item citados para inicio de pesca seria boa ideia?

    meu email e skype é cdumonte@live.com me dê uma luz aí!

    ResponderExcluir
  14. massa esse seu artigo me ajudou bastante vlw mesmo .

    ResponderExcluir