Dicas de Como Identificar e Localizar os Canais na Pesca de Praia


Em meio a um litoral tão extenso, com uma infinidade de variações de fundo, a dificuldade em saber identificar os canais onde estão os peixes é enorme entre muitos pescadores. Saber fazer uma boa leitura da praia localização de seus canais na pesca de praia, é sem dúvida um fator determinante para uma pesca de praia produtiva e emocionante. Após dominar as técnicas de leitura e localização de canais, valões e alagamares, qualquer praticante da pesca de praia sempre será capaz de pescar produtivamente em qualquer praia do Brasil e do mundo. 

Na pesca de praia, não se deve arremessar a esmo, de qualquer forma. É preciso saber identificar os canais, lagamares, valões e poços, onde geralmente os peixes encontram-se circulando em busca de alimento. Isso acontece durante as viradas de cada maré, e saber tirar proveito desses conhecimentos, vai fazer um pescador muito mais capaz e motivado.

DIFERENÇA ENTRE PRAIA RASA E FUNDA ► (DE TOMBO)
Existem 2 tipos de praias. As praias rasas, onde os peixes encontram-se mais distantes, obrigando os pescadores a efetuarem arremessos mais distantes possíveis em busca dos canais onde se encontram os peixes, e as praias fundas, mais conhecida como "de tombo" que geralmente são mais fundas logo nos 15 primeiros metros, o que exige menos esforço nos arremessos, onde freqüentemente, podemos encontrar peixes de porte médio e grande a poucos metros de distância. Arremessando sua isca numa distância de 50 a 100 metros você pode se surpreender com a diversidade e tamanho de especies que podem ser fisgadas proporcionando boas e emocionantes brigas. Por isso recomendamos o uso de duas vara, uma para arremessos próximos e outra para arremessos mais distantes. Dessa forma, certamente a sua pesca de praia será sempre produtiva. 

COMO IDENTIFICAR OS CANAIS NA PESCA DE PRAIA
A identificação dos canais na pesca de praia, é de suma importância para todo pescador, pois é através desta leitura, que podemos encontrar facilmente os locais onde os peixes estão circulando a procura dos alimentos que as correntes marítimas trazem e descobrem durante as constantes mudanças das marés. Veja abaixo os locais exatos onde deve ser arremessada as iscas.
Existe 2 formas rápidas de identificar canais, valões e lagamares. A primeira é através da visão e a segunda é através do sentido e tato. Veremos abaixo como funciona essas técnicas.

1ª - Abaixo do local onde as ondas ganham volume, está localizado os canais, valões e extensos buracos, onde se concentram vários cardumes de espécies variadas de peixes. Portanto ao observar durante uma pesca de praia, 1, 2, ou mais surgimento de onda, é exatamente neste ponto que está localizado o canal, ou seja, em todo ponto onde surge uma onda existe um canal. Em praias rasas podem haver dezenas e em praias fundas, cerca de 1 a 4 canais. Busque arremessar o mais próximo a onda e siga alternando entre cada uma, até que encontre o melhor e mais movimentado canal. Dessa forma, sua pesca de praia sempre será um sucesso. Veja a ilustração acima!.

2º - A segunda forma de encontrar os canais, valões... é através do sentido, ou seja, arremessando a isca, e arrastando a chumbada (chumbo), até que sinta que ela caiu em um buraco, ou topou numa parede alta. Ao cair, é o sinal que suas iscas estão dentro de um canal. Após praticar estas duas técnicas citadas, você notará o aumento de sua produtividade em suas próximas pesca de praia. Para esse tipo de procedimento, use sempre chumbadas(chumbo) formato pirâmide e de acordo com força da correnteza, proceda mudando gradativamente o peso da chumbada(chumbo), até que ela não seja mais arrastada pela correnteza. Veja a ilustração acima!.

Boa Sorte e Pesca a Todos e Até a Próxima!.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

7 comentários:

  1. Pow eu só ouvia falar dessa técnica, mas não sabia o quanto era importante não. Parabéns pelo blog!.

    ResponderExcluir
  2. Dicas excelentes para quem está começando a prática da PdP.

    Vinicius Mélo

    ResponderExcluir
  3. muito bom o site,. parabéns,. gostei das dicas,. domingo 13.10 vou pescar em praia será a primeira vez e estou gostnado muito das dicas,. parabénsnovamente

    ResponderExcluir
  4. valeu pelas dicas ....

    ResponderExcluir
  5. Isso vai me ajudar muito! Obrigado pelas ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  6. muito boa as dicas agora é so por em pratica e ver os resultados!!

    ResponderExcluir