Aprenda Qual a Melhor Fase da Lua e Maré Prá Pescar│Pesca de Praias

MELHOR FASE DA LUA PRÁ PRATICAR A PESCA DE PRAIA

Foto da lua cheia refletindo na agua do mar
Na verdade, existe o dia "D" que os pescadores experientes dizem ser o melhor e mais produtivo prá praticar a pesca de praia. Esse dia é sempre um dia antes da "lua cheia". Comprovadamente, esse, é o dia em que os muitos efeitos que a lua causa sobre o mar e seus habitantes, favorecendo em termos de produtividade os pescadores.

Quanto as fases da lua em que é melhor para praticar a pesca de praias, principalmente noturna, é durante as lua cheia e minguante. Durante elas, a claridade é mais intensa fazendo com que o nível de atividade e apetite dos peixes tornem-se maiores. Principalmente na lua cheia que com sua luz sobre as águas, faz com que os peixes saiam da profundidade para circularem sobre a superfície dos mares e litorais. 

Por isso, é recomendado que você se programe com antecedência através de um acompanhamento das tábuas das marés e esteja pronto, e com os materiais montados corretamente, juntamente com as iscas certas. De preferência, iscas obtidas no próprio local onde vai ser feita a pesca de praia. Caso não consiga, recomendamos o bom, fresco e eficiente camarão, que não deixa de ser uma isca universal e produtiva, por ser a mais utilizada no mundo para a prática da pesca de praia e tantas outras modalidades de pesca esportiva.

MELHOR MARÉ PARA PRATICAR A PESCA DE PRAIA

Sem sombra de dúvidas, a melhor maré para se obter uma boa e produtiva pesca de praia é durante as 2 primeiras horas da maré enchente. Esse é o momento propício, quando os pequenos crustáceos como os "corruptos dentre outros..." saem de seus buracos na areia à procura de alimento, que os predadores aparecer, próximos a beira mar em busca desses crustáceos. Quando não os encontram, mas se deparam com o cheiro do camarão iscado no anzol, eles abocanham e são fisgados.


É durante a enchente da maré, que as correntezas trazem e movimentam diversos tipos de alimentos, despertando a procura dos peixes de todos os tipos e tamanhos no mar. As vantagens de praticar a pesca de praia durante a maré enchendo, traz vários benefícios, além de uma maior diversidade de peixes.

Com a maré enchendo, é possível fazer bons arremessos sem ter que molhar os pés. É melhor prá trabalhar o peixe, porque a correnteza, o peso da chumbada e a liberação da linha freada corretamente, possibilitam o rápido cansaço e entrega do peixe. O segredo é ter calma, e saber administrar a briga com o peixe.

PS: Algo muito comum em algumas praias durante a primavera e verão, é o excesso de sargaço. Se for do verde e pesado, não insista. Junte suas tralhas e volte prá casa. Se insistir, vai perder linha, chicote com chumbo(chumbada), anzóis e sujar as unhas. 

Outro ponto a nosso favor, é que durante a maré enchente, ocorre a passagem e circulação de uma grande diversidade de espécies de peixes. O que torna as chances de fisgar bons exemplares muito maiores comparando com uma maré baixa. Por esse e outros vários motivos, a melhor maré para pescar em praias é nas primeiras horas da maré enchente(subindo, alta).

Portanto, se prepare para aproveitar estas marés, pois sabemos que durante 24 horas e 48, temos 2 marés enchendo e 2 marés vasando, onde ao final de cada uma delas temos a maré baixa, que seu rendimento é totalmente inferior, se comparado as outras. Seja precavido, antecipe-se sempre quando for fazer uma pesca de praia, se orientando pela tábua das marés e fases da lua, que com certeza os rendimentos de suas pescaria em praias, serão superiores aos demais.

Só não esqueça de investir nos materiais adequados, pois a pesca de praias é um conjunto que deve andar lado a lado. Pois não adianta está na maré e lua certa, usando o material e a isca errada. Pense nisso e
Boa Sorte e Pesca!.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

24 comentários:

  1. Show de bola seu artigo. Gostei muito. Parabéns!.

    ResponderExcluir
  2. mano obrigado por as dicas com a lua cheia e maré enchendo peguei um cardume de tainhas aqui em tramandai apezar de ir ao mar cinco vezes sem muito pegar só alguns peixinhos mi dei na ultima noite foi incrivel nunca vi tantos peixes pular na minha rede nao sabia se eu a deichava ou puchava aquela hora pois os peixes estavam todos juntos ao mesmo tempo e batiam em mim que estava na ponta da boia segurando para rede ficar esticada foi muito incrivel ver aqueles peixes malhando na feiticeira isto foi bom o ruim foi limpar tododos e tiralos da rede porque tive que levar até em casa que é pertinho todos os peixes malhados porque era escuro mas foi muito boa a esperiencia da mare crecendo e a lua cheia se quizer mais informaçoes da pescaria é so mandar um gmail, edutrassofinilaine@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Leno gostei. Ajudou a todos nós que gostamos de Pescarias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha Manoel. É sempre um prazer ajudar o próximo a dar os primeiros passos na pesca de praia!

      Excluir
  4. Muito útil, verdadeiro no compartilhar suas experiências. Vlw

    ResponderExcluir
  5. Mt bom alguem sabe algum sit q tenham essa tabuas eficientes?

    ResponderExcluir
  6. Eu estou começando praticar a pesca em praia mas com vara tenho uma vara de 2.50mt com um molinete de 6 rolamentos com 100mt de linha 0.30 uso iscas naturais e artificiais, mas estou tendo pouco resultado quase zero kkk.
    Qual o melhor equipamento? tamanho de vara, grosura de linha tipo de isca.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, segue uma lista de material para iniciantes básica que recomendo. 1 vara Killer da Albatroz, tamanho de 4,20mts, 1 molinete XT4000 da Mariner Sports carregado com linha 0,30mm (milímetros) da Platinum XT, chumbada Pirâmide com pesos entre 100 a 150 gramas, 1 carretel de linha 0,50mm (milímetros) pra ser a linha mestra do chicote, e 1 carretel de linha 0,40mm (milímetros) pra encastoar os anzóis, elastricot(linha elastica de silicone) para amarrar metade da isca, 20 giradores, 30 rotores, 20 presilhas, 1 tesoura, 1 elicate de bico, maleta de ferramentas pra colocar as tralhas, 3 cartelas de anzol Maruseigo da Pinaccle (tamanhos 8, 10 e 12). Isca: Camarão fresco, corrupto, ou marisco tatuí...
      Arremesse com a chumbada no chão, com os passadores e molinete para cima, assim, você vai obter um arremessos excelentes!.
      PS: Vale salientar que esse material indicado acima é para iniciantes. Outros mais que esqueci, o vendedor lhe informará!
      Boa sorte e pesca!

      Excluir
  7. Sou Ronildo matos adorei as dicas .moro em salinas da margarida BA lugar de praias e mar situado na bahia de todos os santos e perto da bahia de iguape quando vierem aki mim preucure.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romildo, muito obrigado pela consideração e por sua hospitalidade.
      Boa sorte e pesca!

      Excluir
  8. Gostei do artigo, pois sou iniciante e me ajudou bastante, pois não sei quase nada de pesca de praia, mas quero aprender pois gosto muito... continue assim...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Tiago, e seja bem vindo ao mundo da pesca de praia!
    Boa sorte e pesca, Leno Fishermann.

    ResponderExcluir
  10. quais são ao bons iscos para pesca na praia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo dizer que a melhor isca é a que existe na praia à pescar, como: o Corrupto, Marisco, Tatuí, Minhocas... Entretanto, a isca universal, geralmente utilizada no mundo e na pesca de praia são os camarões(camarão cinza, caboclinho, sete barba, vila franca...).
      Espero que essa informação lhes tenha sido útil! Boa sorte e pesca!

      Excluir
  11. Amigo valeu mesmo seu artigo e muito esclarecedor e informativo,obrigado pelas informações, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, e faço votos, que tenha excelentes pesca de praia. Boa sorte amigo Lúcio Mário!

      Excluir
  12. Parabéns muito eficiente e de grande proveito para nós iniciantes que curtimos muito a pesca na praia show de bola um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que as dicas dão resultados. Obrigado Rosalio Dantas e boa sorte e pesca!

      Excluir
  13. Respostas
    1. Muito obrigado amigo Rosalio Dantas. Boa sorte e pesca!

      Excluir