Aprenda Como Pescar Corretamente e Fazer Uma Boa Pesca de Praia

Foto de peixes capturados na pesca de praiaCOMO FAZER UMA BOA E PRODUTIVA PESCA DE PRAIA 
Todo iniciante na pesca de praia, que já sabe o básico, deve entender que prá obter bons resultados nessa modalidade, é necessário seguir uma sequência de procedimentos, passo a passo, para conseguir uma boa pesca de praia. Esses procedimentos são bastante simples de executar, porém, devem ser levados a sério e acompanhados em detalhes, um após o outro. Isso porque a pesca de praia se resume em "um conjunto de fatores que quando unidos, formam um resultado". Resultados esses que são iguais a: peixes, distração, higiene mental, alegria, e satisfação. Esse é o verdadeiro espírito esportivo e objetivo da pesca de praia. Proporcionar  satisfação, prazer e alegria a seus praticantes.
VEJA PASSO A PASSO COMO PRATICAR CORRETAMENTE A PESCA DE PRAIA
Veremos agora, um passo a passo de como deve ser feita esta sequência desde a montagem do equipamento de pesca, até o arremesso que deve ser feito com cuidado, objetivo e atenção.

1º - ISCA PARA A PESCARIA: Compre a isca antecipadamente. Como o camarão é uma isca universal, recomendo que antes de colocá-la no congelador, conte as cabeças com uma tesoura ou faca afiada. Esse procedimento deve ser aplicado antes e após a pescaria. O motivo é que a cabeça do camarão é responsável pela putrefação e o envermelhamento, escurecimento e fedor quando posto no freezer principalmente após a pesca, onde recebeu uma variação de temperatura (sol quente e mormaço).

Importante: Use o camarão sempre sem a casca e de preferência, conte-o com uma tesoura em duas bandas e coloque-o entrelaçado no anzol. "Camarão muito grosso no anzol dificulta a fisgada, diminuindo a produtividade da pesca de praia". Deixe a ponta de todos os anzóis sempre expostos. Não cometa o erro de muitos "pescadores" que escondem a ponta diminuindo as chances de ferrar os peixes.
Obs.: Leve o camarão e outras iscas numa caixa térmica ou isopor, conservados misturados ao gelo. As iscas locais, são capturadas e utilizadas no praia mesmo e devem permanecer em água do mar, sendo renovada a cada meia hora. 

2º - MATERIAL DE PESCA: Antes de cada pescaria, certifique-se de ter todos os materiais, equipamentos, acessórios e utensílios necessários na pesca de praia, em perfeito funcionamento como:
1 - Vara adequada, que ofereça arremessos firmes, confortáveis, seguro e longos.

2 - Um bom molinete com carretel(bobina) com linha reserva. É sempre bom estar prevenido!.

3 - Porta vara (suporte, descanso) de preferência cilíndrico em alumínio ou aço. Fixa melhor na areia. 

4 - Anzóis prontos com antecedência, postos esticados no porta anzol vendido em casas de pesca.

5 - Chicote de pesca de praia e vários prontos de reserva, para troca rápida em caso de erro de arremesso.

6 - Chumbadas diversas, para servirem como opção de troca, dependendo da maré e correnteza. Use formato pirâmide e garra.

7 - Elastricot. Tenha sempre outro de reserva.

8 - Tesoura e faca afiada de tamanhos pequeno, para cortar as iscas e linha.

9 - Tenha sempre um carretel de linha de reserva da mesma espessura que você encastoa seus anzóis.

10 - Alicate de bico, para retirar anzol da boca dos peixes. Principalmente se for bagre, baiacu...

I M P O R T A N T Í S S I M O
Após fazer a checagem do material (check list), reúna-os e siga até a praia escolhida, mas antes eu recomendo que consulte a tábua de marés e escolha a apropriada para seu tipo de material. Não adiantará você pescar numa maré alta(cheia) que requer material barra pesada como: vara ultra resistente, linha multifilamento ou de grossa espessura e anzóis médios e grandes, para a captura de peixes de médio e grande porte, com equipamentos indicados para pescar em maré baixa(seca), com um material barra leve como vara resistente, linhas finas e anzóis pequenos, para peixes pequenos e médios.

Quero deixar claro que existem muitos casos em que pescadores conseguem capturar peixes grandes com material leve. A questão é saber administrar o peixe, através da linha contida no carretel. Por isso o recomendado é que se faça uso de molinetes com no mínimo 3 rolamentos e com carretel(tambor) com capacidade para no mínimo 300 metros de linha 0,30mm milímetros de espessura, com um Leader (arranque, saída) com o linha 0,40 mm o dobro do tamanho vá vara. Assim, dará para trabalhar o peixe, liberando e recolhendo a linha. 

APRENDA COMO MONTAR O MATERIAL DE PESCA DE PRAIA E ARREMESSAR CORRETAMENTE

Após chegar a praia para fazer sua pesca de praia, procure acomodar seus material e tralhas em geral e prepare-se para iniciar a montagem de material.
1º - O primeiro passo é encravar o suporte da vara na areia.

2º - Retire a vara(caniço) e monte-a observando atentamente o alinhamento dos passadores, que devem ficar retos e encaixe firmemente as partes de sua vara(caniço). Isso é muito importante para evitar erros durante os arremessos e até a quebra da vara(caniço).

3º - Após corretamente montada a vara(caniço), coloque no suporte dela, o molinete e rosquei-e até que o mesmo esteja firme e fixo.

4º - Pegue a ponta da linha principal, já emendada ao leader(arranque, saída), vinda do molinete, e passe-a por entre os passadores e una-o ao chicote, já com a chumbada apropriada para a maré e os arremessos. Obs.: O chicote de pesca de praia correto deve ter 1 snap(presilha) e1 girador(destorcedor) na parte superior, na união com a linha principal(mestra) do molinete e também 1 snap(presilha) e1 girador(destorcedor) na chumbada(chumbo).

5º - Escolha e retire as pernadas pré-prontas do porta anzol e coloque-os no rotor do seu chicote de pesca de praia.

6º - Agora o material de pesca já está montado, esperando apenas pôr as iscas nos anzóis enroladas com a linha de silicone (elasticot).

7º - Após tudo pronto, pegue a vara, recolha a linha no ponto de arremesso, levante atenciosamente o pega linha(aro do molinete), verifique se o freio(fricção) está fechado(procedimento correto) segure com o dedo indicador a linha e faça o arremesso visando um canal já predefinido por você.

8º - Quando a chumbada emergir, baixe o pega linha(aro do molinete), coloque a vara(caniço) no suporte e regule a linha, esticando-a para evitas curva(bucho).

9º - Depois de esticar a linha, regule a fricção(o freio de saída da linha) do molinete, de modo que permita a liberação da linha vagarosamente.

10º - Quanto a liberação da linha, não deixe jamais, a fricção, ou seja, o freio de liberação da linha do molinete travado. Se acontecer, um peixe de porte médio espécie pampo, xaréu, robalo... for fisgado, certamente a vara vai envergar causando o que chamamos de força negativa e dependendo.

Desta força empregada pelo peixe, a vara pode quebrar, a linha pode estourar, o anzol pode abrir, e se não abrir e você estiver longe ou não for rápido o suficiente, certamente o peixe pode envergar o suporte da vara(porta vara, descanso) e levar o seu equipamento (vara, molinete, chicote, linha, anzóis... ). 

* Portanto, muita atenção com a regulagem da fricção(freio), não deixando-a(o) nem pouco, nem muito apertada(o), e mesmo durante o recolhimento do peixe, dependendo do tamanho, você deve a fricção semi-fechada, e nunca travada. S

e o peixe for grande, trabalhe-o liberando a linha semi-travada quando ele correr, ou seja dar um arranque. Dessa forma, ele puxando a linha amarrando junto com o peso da chumbada, logo ele cansa e vem prá beira mar boiando de cansado da briga.

Atenção nessa dica ok?. Siga as dicas à risca, e é só saber administrar os detalhes e fazendo a inspeção geral sempre antes de cada arremesso para evitar erros e perda de material. Dessa forma, a sua pesca de praia vai ser sempre bem sucedida e produtiva.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

5 comentários:

  1. Caro Leno Fishermann, você acaba de se superar com esta postagem. Ela é completa e riquíssima em informações. Parabéns, continue assim. abs.

    ResponderExcluir
  2. Já perdi sim!. Felizmente de agora por diante não vou perder peixe mais. muito obrigado!.

    ResponderExcluir
  3. onde eu arremesso minha linha na praia sendo que a praia e rasa e nao tem canais ?

    ResponderExcluir
  4. LENO MUITO BOA EXPLICAÇÃO, SÓ FALTA UM VIDEO ASSIM COM ESSES RIQUISSIMOS DETALHES, FAÇA PRA NÓS AMIGO? DESDE JÁ AGRADEÇO FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir