Como Evitar o Ferrão de Arraia e Tratar a Ferroada

Aprenda como se prevenir contra a ferroada de arraia e como tratar o ferimento após ser atingido. Existem muitas formas e lugares em que podemos ser atingidos pelo ferrão das arraias, já que elas habitam e podem ser encontradas tanto em rios, alto mar ou na beira da praia. 

UMA VÍTIMA FATAL

Em 2009, um renomado aventureiro e apresentador conhecido mundialmente como o Caçador de Crocodilos, Steve Irwin de 44 anos, morreu vítima de uma ferroada de uma arraia no coração durante a filmagem para mais um de seus documentários.

POR QUE ELAS REAGEM DESSA FORMA?. 
As arraias em geral são dóceis e só ferroam alguém ou algo, quando se sente ameaçadas, por reflexo ou em muitos casos, quando saem da água fisgadas pelo anzol. Acidentes em pesca de praia, mar e principalmente em rios, são muito frequentes, por isso o melhor remédio, é a prevenção. 

COMO EVITAR E PREVENIR-SE DO FERRÃO DA ARRAIA
1º - Sempre antes de descer de qualquer embarcação, após uma pesca, passeio... use a mão, um graveto, galho de árvore ou o remo para bater sobre a água. Assim, se houver alguma arraia fixada na areia ou lama, você afugentará e ela com certeza irá fugir, pois esse é o instinto delas.
2º - Numa pesca de praia, caso for arremessar com água até o joelho, procure arrastar os pés de modo à evitar pisar nas nadadeiras da arraia. Caso contrário, você pode pisar numa e ela certamente reagirá ferroando seu pé, pantorrílha ou perna causando enorme estrago.
3º - Na pesca de praia, é sempre comum, pescadores manipularem a arraia sem imobilizar primeiro primeiro que tudo, sua calda, ficando assim, expostos e vulneráveis a uma ferroada à qualquer momento.

COMO TRATAR A FERROADA DAS ARRAIAS

  • Se não houver como remover a vítima de imediato, para um pronto atendimento ou hospital, o melhor a fazer é: Mergulhar o local afetado com água morna com uma temperatura de até 45º (graus) durante 1 hora e meia precisamente. 
  • IMPORTANTE: Cientificamente, a água quente é comprovadamente o meio mais eficaz de amenizar a dor. 
  • Durante esse tempo, aproveite para remover quaisquer tipo de resíduos de local pedaços do ferrão, lodo ou lama, qualquer tipo sujeira que possa infeccionar o local onde penetrou o ferrão.
Utilize compressas com água quente na toalha ou na bolsa térmica e nada mais que isso. Não faça outros tipos de procedimentos duvidosos e leve a vítima o mais rápido possível para ela seja medicada por profissionais e vacinada contra tétano.
QUAL A FORMA CORRETA DE TIRAR A ARRAIA DO ANZOL
1 - Primeiro que tudo, vire-a de forma que possa ver a boca dela. 
2 - Em seguida, calçado com sandália, bota ou ténis, pise na calda dela imobilizando-a. 
3 - Peça a alguém que saiba como, para retirar o anzol com o auxílio de alicate adequado.
4- Após a retirada do anzol, com a mão vestida com uma luva de pano ou com um alicate, arraste-a pela cauda até a água da praia e acompanhe o regresso da mesma ao mar que é o seu lugar.

CUIDADO!: Muita atenção com a calda(rabo) das arraias pois ele é todo serrilhado do início ao fim. Existem inúmeras vítimas de cortes profundos com centenas de portos e cicatrizes que duram até o presente momento. Esses ferimentos são causados porque quando capturada, as arraias ficam com a calda balançando (chicoteando) e quando acerta geralmente as pernas dos desavisados e inexperientes, o estrago é grande. Portanto, todo cuidado é pouco!.

Obs.: Para aqueles que queiram levar para comer, recomendo que após imobilizar a cauda, com uma faca ou alicate, retire o ferrão. Ele apesar de perigoso, é apenas fixado por uma extensão de  nervo e cartilagem nem mole, nem dura, mas fácil de ser retirada.

IMPORTANTE: Se for arraia mijona, não à ponha de papo prá cima. Se não ela ficará com uma enorme catinga de urina fedida e insuportável. Recomendo que a vire rápido só para retirar o anzol e depois vire-a prá posição normal.

AS MELHORES ISCAS PARA PESCAR ARRAIA
Na pesca de praia, as melhores iscas para a captura de arraias são às descritas abaixo: 
1ª - Camarão vivo
2ª - Filé de sardinha
3ª - Sauna viva ou metade morta. Assim como outros pequenos peixes.
4º - Corrupto
5º - Camarão morto

IMPORTANTÍSSIMO: Mais Lembre-se que as arraias devem ser apreciadas visualmente e não servir de alimento. PRATIQUE O PESQUE SOLTE!.
Previna-se ao máximo contra o ferrão das arraias e Boa Sorte e Pesca!. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário