Como Escolher a Melhor Vara Prá Pesca de Praia

A dica inicial para escolher a melhor vara de pesca de praia é partindo do início, relembrando primeiro uma curiosidade do passado, quando os antigos pescadores há 20 anos atrás independentes de seu tamanho(altura), pescavam com varas de bambu enormes de até 6 metros!. E isso ao invés de atrapalhá-los, muito pelo contrário, ajudava-os à obter arremessos ainda mais distantes. A grande diferença em relação aos dias de hoje é que devido a escaces atual de peixes nas praias dos litorais mundo afora, surgiu a necessidade de criar varas menores e cada vez mais modernas, confeccionadas com matérias primas ultra resistentes, de modo à proporcionar arremessos cada vez mais precisos e longos, com varas menores em relação às do tamanho das de bambu.

DICAS PARA A ESCOLHA DE UMA VARA DE PESCA

Se formos entrar à fundo nesta questão sobre à vara perfeita e ideal, veremos que esse é um fator muito complexo. Isso porque hoje existem inúmeros tipos, marcas e tamanhos de varas específicas, desenvolvidas exclusivamente para á pesca de praia. Diante dessa enorme  diversidade, hoje em dia, existem pescadores que usam diferentes varas para cada tipo de pesca de praia principalmente em competições. São varas específicas para cada maré, clima, tipo de peixe, dentre outros e outros fatores que devem ser levados em consideração antes de pescar e competir. Por isso é bastante difícil rotular a vara prá pesca de praia perfeita e ideal. 

DICAS RELACIONADAS A VARA, LOCAL, MARÉS E CLIMA 
O mais importante na hora de escolher a melhor vara prá pesca de praia, é pesquisar, ver vídeos à respeito e perguntar a quem entende do assunto, e após adquirir uma, testá-la e naturalmente ir sentindo suas eficiências e deficiências e aos poucos adquirir outras que supram as deficiências e se adequém ao seu tipo de pesca, ao clima constante do local (se venta demais, se tem águas turbulentas ou chuvas constantes), e principalmente saber escolher para cada maré a vara adequada. Isso porque hoje em dia, um bom pescador não pode ter menos de 3 varas. É preciso ter opções para que se possa pescar em qualquer época e adversidade climática, e assim poder praticar o dia que quiser a pesca de praia no local certo, na maré certa e com a vara correta e produtiva.

DICAS RELACIONADAS A VARA, PESO E ARREMESSO
Quanto a questão da vara perfeita para o peso e altura do pescador, isso é extremamente importante, mas a funcionalidade dela vai depender também da qualidade do material da vara, o peso da chumbada usada, o estilo de arremesso e a forma correta de inserir a força de forma técnica e precisa na hora do arremesso. Por isso, esteja sempre atento aos detalhes antes de cada arremesso, para não errar e principalmente, use linhas de qualidade que lhe proporcione segurança. Tanto na hora do arremesso, quanto na briga durante o recolhimento do peixe capturado.

CONCLUSÃO SOBRE A MELHOR VARA DE PESCA
Na minha visão, não existe uma ciência exata que indique verdadeiramente qual a vara de pesca de praia perfeita. Ao meu ver, o que existe, é uma série de fatores que juntos, geram um resultado. Esses fatores são: O usuário e arremessador, o tamanho, peso e resistência da vara, peso da chumbada usado, a qualidade da linha principal, a isca correta para o tipo de peixe e estilo de pesca, e o modo de arremesso, unindo força, técnica e sincronia. Esses fatores quando bem usados de forma conjunta, tornam uma vara potente, rápida e produtiva. 

Obs.: Portanto, não adianta um pescador iniciante, possuir uma ótima vara e não saber manuseá-la, arremessar, usar chumbadas pesadas além do casting(peso) recomendado. E ainda  querer obter arremessos distantes. Tudo é um conjunto!. O mais importante para iniciantes na pesca de praia é partirem do princípio e treinar, treinar treinar. Testar, testar, testar, as técnicas e os estilos de arremessos.

O TAMANHO DE VARA IDEAL BASEADA NA ALTURA   
Essa métrica não é muito conclusiva e deixa muitas lacunas. Isso porque muitas vezes vemos em pescarias, pescadores baixos com varas enormes e vise versa terem uma produtividade superior as demais pescadores ao lado, com suas varas milimetricamente perfeitas para sua altura. E não há como explicar esse tipo de fenómeno. Isso porque a pesca não é uma ciência exata. Pois existem e acontecem muitos fatos e fatores que muitas vezes desfavorecem os as melhores e mais bem fabricadas varas, enquanto um pescador casual com uma de bambu pega muito mais peixes.

IMPORTANTÍSSIMO
Isso realmente não há como explicar, mas estar preparado e com o melhor material é o mais correto a fazer. Mesmo que muitas vezes voltemos prá casa de mãos vazias, sem peixe algum. Portanto, se você tem condições de investir no melhor material, invista sem medo, pois os peixes vem para os mais bem preparados. 

VARA E MATERIAL PARA INICIANTES NA PESCA DE PRAIA

Se você for um iniciante, o mais recomendado é começar com o material descrito abaixo:
1 - Uma vara de tamanho entre 3,50 a 3,90 de ação leve (para pegar prática)
2 - Molinete de porte médio (fácil de manusear)
3 - Linha principal monofilamento(nylon) de 0,40mm sem emenda prá evitar perda em arremessos
4 - Linha mestra do Chicote de 0,45mm por questão de segurança.
5 - Chumbadas de formato pirâmide, carambola ou garra com peso entre 75 a 105Gr (gramas)
6 - Anzóis pequenos e médios (use os pequenos na marés baixas e médios em maré enchendo)
7 - Use Presilhas(snaps), giradores(destorcedores) e rotores reforçados (evitará perdas durante os arremessos errados).

IMPORTANTE: Poderia listar materiais de marcas caras e específicas, mas para iniciar e obter pratica, esses materiais são mais baratos e ideais. Procure praticar bastante, cuidado e atenção na hora dos arremessos e Boa Sorte e Pesca a Todos. Até a proxima!. Pesca a Todos. Até a próxima!. 

6 comentários:

  1. Pow cara essa matéria tá 10. Parabéns!.

    ResponderExcluir
  2. Cara, a pesca de praia tem muitos detalhes. Quanto mais agente sabe, mas tem que aprender. Valeu as dicas e parabéns pelo site!.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇÕES, MORO EM GUARAPARÍ ES, O QUE NOS ESTAR DEIXANDO UM POUCO CHATEADO, É QUE NAS NOSSAS PRAIAS OS PEIXES ESTÃO FICANDO CADA VEZ MAIS ESCASSO, TA COMPLICADO! O BAIACÚ ARARA QUE ERA COMUM A PARTIR DOS MESES, DE JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO, ÊSTE TA QUASE SUMIDO, OS SRS PODERIAM NOS EXPLICAR SE EXISTE UMA CAUSA PARA ISSO? PESCADOR DE TODOS OS DIAS (APOSENTADO) EDSON PEREIRA OBG.

    ResponderExcluir
  4. Caro Srº Edson Pereira, a escassez de peixes vem crescendo a cada ano. Segundo os estudiosos, este fato está relacionado com o aquecimento global. Com o super aquecimento torna as águas costeiras quentes, e os peixes migram para outras praias onde as águas teem temperaturas mais agradável.

    Eu particularmente prefiro usar a técnica e o conhecimento, sempre buscando arremessar nos canais onde geralmente o peixe está, ou pescar em praias mais fundas, onde a presença de peixes é mais constantes, pois quanto mais funda, mas fria se torna a água. Pescar sempre no mesmo local, Pode ser perda de tempo, se não usar as técnicas e métodos corretos. Recomendo ler sobre localização de canais onde geralmente estão os peixes e testar outros tipos de iscas.

    Obs.: Muitas vezes seu Edson, a água da beira da praia está muito quente. Isso faz com que os peixes fiquem mais longe no 2º e 3º canal, cerca de 80 a 150 metros de distância, e para alcançá-los, é preciso fazer uso do material correto como, uma boa vara e molinete, linha fina, com leader mais grosso, com o dobro do tamanho da var, usar chumbada de peso correto, arremessar corretamente e num horário onde o vento é mais brando Ex.: Ao amanhecer!. Espero ter sido útil. Boa Sorte e Pesca Srº Edson Pereira!.

    Atenciosamente,

    Leno Fishermann
    Editor e Fundador do Pesca de Praias.

    ResponderExcluir
  5. valeu,a pena ler a materia so gostaria de entender melhor sobre canais, vazante e enchente! na enchente e melhor p/ pesca?

    ResponderExcluir
  6. Sim, a melhor maré para à pesca de praias são nas primeiras horas das marés enchente e vazante, onde você poderá capturar peixes de porte médio/grande de várias espécies. Para mais informações, sugiro que inscreva-se no site e leia o artigo que aborda especificamente este assunto. Boa sorte e pesca!. Att.: Leno Fishermann, Dono e Editor do pesca de Praias.

    ResponderExcluir