Aprenda Como Localizar os Canais na Pesca de Praia

 COMO LOCALIZAR UM CANAL EM UMA PRAIA

Foto de vários Canais na Pesca de Praia

A técnica de localização de canais são extremamente necessárias na pesca de praia, e deve ser aplicadas exclusivamente em praias rasas, onde existem pouca incidência de ondas e profundidade devido à baixa inclinação. São praias com ampla área de areia, geralmente frequentadas por banhistas por terem águas calmas durante as marés baixas, mas que criam uma enorme variedade de canais(valas) durante a subida da maré(preia-mar).
Entender as mudanças das marés e saber localizar os canais de uma praia, na pesca de praia, é de extrema importância para todo pescador. Portanto, aprenda agora como identificar e localizar cada canal de uma praia, onde ficam e passam os peixes em busca de comida, e como fazer um mapeamento completo antes de cada pesca de praia, de modo efetivamente produtivo a seu favor. 

Numa praia, existem diversos pontos estratégicos, onde ocorrem várias mudanças naturais durante a virada das marés. É de suma importância entender essas mudanças para se fazer uma boa e produtiva pesca de praia. O mais importante é compreender estes pontos e utilizar estas informações de forma correta na hora da pescaria. Veremos abaixo cada um deles, e como encontrá-los.

TÉCNICAS PARA LOCALIZAÇÃO DE UM CANAL EM PRAIAS

1º - Primeiro que tudo, vem a areia da praia que é o ponto de partida, de localização e de arremesso.

2º - Logo a frente temos a linha d´água, o ponto final em que chega a água do mar. (o início do mar)

3º - Bem próximo, temos a faixa de empraiamento. Uma pequena e rasa lâmina d´água transparente, onde geralmente caminhamos.

4º - Após essa lâmina d´água, vem as "espumas" e mais a frente, as bacia, onde geralmente são encontrados pequenos peixes como: as betaras(papa terra, perna de moça), pequenos pampinhos galhudos e bagres de beira mar. Esses peixes podem ser facilmente capturados em qualquer maré. Basta usar uma pequena e leve vara de mão e anzóis pequenos, iscados com camarão. Lance e ao sentir o beliscão na isca, puxe a vara para fisgá-los.

5º - A cerca de 25 a 40 meros da areia da praia, após a primeira arrebentação, é onde localiza-se o 1º canal. Faça arremessos por cima da onda a sua frente e espere. Caso não venha peixes, você deve tentar arremessar no 2º canal.

6º - O segundo canal, geralmente dependendo de cada praia, fica numa distância entre 60 a 100 , 120 metros, onde em maré alta, localiza-se a segunda arrebentação. Local onde cria-se as valas(canal) com grande concentração de detritos e alimentos excênciais para os peixes. É neste local, ou seja, canal que você deve pôr seus anzóis com isca. Mais para alcançar este canal mais distante, o recomendável é que você, utilize material mais lave, porém mais resistente e adequado para arremessos longos. É importante que faça uso de chumbada com peso e formado correto, para amenizar o atrito com o vento durante os arremessos.

I M P O R T A N T E:

Evite o máximo entrar na água com água além dos joelhos, pois a mobilidade com a água além da cintura é pouca e seu arremesso além de ser perto, você terá seu molinete banhado com água salgada, facilitando o aparecimento da ferrugem dentre outras desvantagens como ser mordido por tubarão...  


Boa Sorte e Pesca e Até a Próxima!.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

9 comentários:

  1. Parabéns parceiro, legal mesmo suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de seu site. Sucesso!.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre boas informações. valew.

    ResponderExcluir
  4. Nossa q legal, obrigado pelas dicas...

    ResponderExcluir
  5. Eu pesco em um braco de maré é pocivel ter um canal em uma area dessas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é possível sim. Para tirar melhor proveito na pesca embarcada, compre e use um sonar portátil, muito vendido na internet!. Ele é simples, prático, produtivo e não é custa caro.

      Boa Sorte e Pesca !.

      Excluir
  6. Prezado, saberia me informar em serrambi pontos para pesca com Caiaque, de preferência perto do hotel. Grato pela atenção. Forte abraço

    ResponderExcluir
  7. leno fishermann seria possivel voce conseguir alguns videos mostrando claramente alguns canais, porque sou iniciante mas sei a importancia que tem identificar os canais e tenho muitas duvidas, ja fui varias vezes para a praia so para observar mas e dificil.

    ResponderExcluir
  8. gostei muito das dicas muito muito otimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir