Como Escolher a Melhor Vara de Pesca de Praia Para Iniciantes

foto de uma vara de pesca de praia de 3 partes em grafite
Vara de Pesca Para iniciantes 
Como escolher a melhor vara de pesca de praia?. Qual a melhor vara prá pesca de praia?.
Sentir-se confortável com seu material de pesca é um fator importantíssimo na pescaria esportiva de praia, por isso, possuir uma vara leve, resistente e confortável, é primordial para você obter arremessos mais longos e precisos e consequentemente, capturar um número maior de peixes numa pescaria.
Na pesca de praia para iniciantes, a sua vara de pesca é sem dúvida o objeto mais importante, por ser ela, responsável tanto pelos arremessos quanto pela captura de peixes de todos os pesos, tamanhos e espécies. Seja ela de bambu, as primeiras a serem usadas em pescarias no mundo, ou as mais recentes, fabricadas com a mais alta tecnologias, em combinação com diversos materiais ultra resistentes como; fibra de vidro, carbono, epoxi dentre outros... 

FATORES IMPORTANTES NA ESCOLHA DE SUA VARA
O principal fator que você deve levar em conta na hora de escolher uma vara de pesca, não é só o designer, mas sim a sua matéria prima, envergadura, o grau de leveza, robustez e flexibilidade. Porém, existem outros fatores que você deve observar antes dessa aquisição: me refiro ao tamanho ideal para a sua altura e o Casting da vara (a capacidade de peso que a vara suporta durante o arremesso). No tubo de todas as varas, existe uma descrição clara do peso do chumbo recomendado à ser arremessado por ela, portanto, peço que leia com atenção e siga a recomendação descrita com rigor!.  

VEJAMOS ABAIXO COMO FUNCIONA
  • Exemplo: Se na descrição da vara diz que o peso da chumbada (chumbo) recomendado para arremessar é de 70 a 120 gramas, use no máximo chumbadas de 100 gramas e  deixe uma margem de segurança de 20 gramas à menos. Dessa forma, você vai evitar o rompimento, ou seja, a quebra de sua vara durante um arremesso, sendo assim você estará preservando-a por mais tempo.
DICA PARA USAR NA HORA DA ESCOLHA
O cabo: O tamanho ideal do cabo da sua vara de pesca é de suma importância!. Para a sua altura pode ser medido de forma rápida e simples. Vejamos como: Pegue no punho próximo ao suporte do molinete e se o final do cabo chegar próximo a sua axila, ela é perfeita para você. O Tamanho do cabo é muito importante na hora do arremesso, quanto mais longos melhor!. 
Os passadores: Existem passadores de titânio, porcelana... porém, essa escolha vai ser de acordo com sua disposição a investir e condição financeira.
Marca: Existem centenas de fabricantes no mundo, mas a questão da marca também vai depender da disponibilidade financeira a que você esta disposto à investir nesta modalidade esportiva. Aqui vai algumas marcas de qualidade e referência no mundo: Daiwa, Shimano, Sumaw, Silver, Varet, Cassini, Sumar, Albatroz, Mariner Sports. Também às Raras e caras Sportex (Alemã) e Italcanna (Italiana). 


Boa Sorte e Pesca e até a próxima!.
      KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
      Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

      3 comentários:

      1. Legal valew as dicas. Abs

        ResponderExcluir
      2. Ótimas informações, valew continue assim e parabéns pelo blog. Abs

        ResponderExcluir
      3. luis candido garcioa silveira3 de abril de 2015 22:21

        Ola valeu a dica vou me prepara bem fazer as compras certa com tempo .

        Olha valeu a dica parabéns .

        Alvorada rs

        Porto Alegre rs

        ResponderExcluir