Como Fazer Um Chicote de Pesca Profissional Prá Pescar Robalo

Foto de um Chicote de pesca para pescar peixes robalo flexa e peva
PESCA DE ROBALO EM PRAIA(AFUNDADA)  
Na pesca de um modo geral, fazer um chicote corretamente é o que garante uma pesca produtiva. Por isso vamos ver passo a passo quais materiais, acessórios e os métodos corretos serão usados para a confecção de um chicote profissional de pesca, para pescar robalos e até mesmo outros peixes que podem aparecer por acaso como o xaréu, galo, pescada entre outros. Também os tamanhos corretos e as espessuras das linhas a serem utilizadas, assim como o tamanho e diâmetro. Na ilustração vemos que serão usados:
1º - DESTORCEDORES: Utilize 3 destorcedores, de tamanho médio, para evitar o retorcimento da linha. Ou seja, que a linha fique toda distorcida. 1 para a chumbada, outro para o anzol e o último para a união da linha e o chicote como mostra a ilustração.

2º - PRISÍLIA: Use 2 prisilhas(chip de engate). Uma para unir a linha que vem do molinete ou carretilha, e outro para ser usado entre o destorcedor e a chumbada, de forma que o chicote poderá girar de acordo com a correnteza, sem prejudicar a linha, evitando assim a distorção da linha do chicote de pesca e a que vem do molinete ou carretilha.

4º - CHUMBADA: Use chumbadas pirâmide, com pesos entre 100 a 150 gramas. Dependendo da correnteza e da robustez de sua vara(caniço), você pode usar chumbadas de 180 a 200 gramas, não forçando muito na hora do arremesso. Faça arremessos de solo para evitar esforço e pressão sobre a vara(caniço).

5º - ANZOL: Use anzol 2/0 ou 1/0 com uma pernada de 60 a 80 centímetros de distância do chicote. No caso da linha é muito variável as espessuras entre elas, isso porque dependendo do tamanho do robalo, quanto mais espessa e resistente for a linha, melhor prá aguentar o tranco do peixe e não estourar. Por isso o recomendável é que se use no anzol, linha de espessuras entre 0,50 á 0,70mm (milímetros) e próximo ao anzol, prá reforçar e dar mais segurança ainda, usar um empate de aço ou linha de aço com tamanho de 15 a 20 centímetros. Isso vai tornar sua pescaria muito mais segura e efetivamente produtiva, livre de frustrações por perder o peixe por ter partido a linha. É melhor prevenir do que remediar. 

6º - LINHA DO CHICOTE: Alinha do chicote, deve ter o tamanho de 1,50 a 2,00 metros com espessura de 45 a 60 centímetro de espessura. Assim ele será um chicote reforçado garantindo sua pesca

7º - TAMANHO DO CHICOTE: Como vemos na ilustração, a distância correta entre o anzol e a chumbada(chumbo) deve ficar entre 20 a 30 cm (centímetros). Existem algumas variáveis e modificações que você deverá fazer mediante a sua observação e necessidade do momento. Essa é apenas uma base inicial e requer também uma adaptação por parte do pescador já que os locais e marés não são iguais em altura e correnteza de norte a sul dos litorais brasileiros, mas é um bom ponto de partida para quem não sabe siquer o básico. Por isso recomendamos que você faça sempre testes e faça modificações constantes afim de encontrar o melhor modelo de chicote e conseguir uma boa pesca de praia sempre.

2 comentários: