10 Dicas de Como Iniciar na Pesca de Praia Com o Material Correto

Foto de um executivo segurando uma vara de pesca de praia
Veja neste artigo, uma lista de materiais e acessórios básicos necessários para fazer sua primeira pesca de praia. Veremos agora um passo a passo de como se iniciar na pescar de praia de forma eficaz e produtiva, livre de cometer erros comuns que muitos iniciantes sem experiência cometem. Vamos também entender alguns conceitos básicos porém importantíssimos sobre a pesca de praia para iniciantes e os cuidados que todos devem toma antes de cada pescaria, principalmente em relação a segurança e sustentabilidade.


Um erro muito comum que os iniciantes na pesca de praia cometem é, sempre na hora de comprar seus materiais de pesca, irem sozinhos. Isso os levam a comprar tudo e qualquer marca que lhe são oferecidas. Isso sem sombra de dúvida é começar com o pé esquerdo, ou seja, já começar errando, e como em tudo, sempre quando começamos errado, terminamos errados. Com isso, sofremos perdas como; varas e molinetes pesados e ou frágeis, que dificultam os arremesos, linhas e anzóis irregulares para a modalidade de pesca, chumbadas inadequadas para os lançamentos, entre outros erros na escolha do material. 

Por isso, o recomendado é que você que é um iniciante na pesca de praia, na hora de comprar seus materiais de pesca, peça que um amigo o acompanhe, ou dê-lhe uma lista específica dos materiais e marcas corretas para sua iniciação na pesca. Outro ponto importante é a montagem do material, encastoamento e a confecção de pernadas e chicotes para a pesca

Por esse motivo eu recomendo que também peça auxílio a um colega seu que pesque, e caso não conheça ninguém, assista vídeos e tutorias em sites de vídeo como o (YouTube). Nele, existe muito material explicativo referente a estes assuntos. 

MATERIAL RECOMENDADO PARA INICIANTES


Mesmo sendo um principiante, o correto é começar da forma certa, com um material completo que mais tarde serão utilizados. Portanto, se puder, compre todos os itens descritos nesta lista que segue abaixo, aprenda os dicas, métodos e técnicas através de pesquisas e na prática e você obterá excelentes resultados desde o início.

1º - Uma Vara "barra leve" de ação leve e flexível de fibra de carbono de 3,00 a 3,90 metros dependendo de sua altura, mas se puder, compre uma marca de qualidade como(Shimano, Daiwa, Albatroz, Marine Sport, Sumax, Saint, Striker...

2º - Um Molinete porte médio de no máximo 2 a 3 rolamento para início. Eles além de serem de ótimos manuseio, permitem o conserto e possuem peças para reposição. Recomendados: Marine Sport XT 4000, Beta 500, Paoli Imperador. Esses eu já usei e confesso que existem peças de reposição.

3º - Um Descanso(suporte para Vara) Prefira os cilíndricos de alumínio, eles além de leves, duradores e práticos, possuem um poder de fixação superior aos demais no mercado.

4º - Uma Bolsa porta varas, para guardar e carregar sua vara, facilitando o transporte e evitando a ação do ferrugem e arranhões ocasionais que ocorrem durante o tempo e o trajeto das pescarias.

5º - Uma Bolsa ou Maleta para guardar e transportar os materiais e utensílios de pesca.

6º - Uma Bolsa ou Caixa Térmica para transportas iscas e líquidos além de ajudar na conservação dos peixes. Evitando assim a perda de iscas e peixes devido as altas temperaturas da pesca de praia diurna.

7º - Alicate de bico, de preferência um que seja feito de aço ou alumínio para evitar a perda pela ação da maresia. Existem modelos pequenos em casas de material hospitalar ou odontológicos.

8º - Tesoura de aço inox e um cortador de unha para cortar as sobras do nylon do encastoamento dos azóis que muitas vezes atrapalham tanto trazendo consigo o sargaço e lixos do mar.

9º - Chumbos(chumbadas) de pesos e formatos diversos como: de garras, carambola, pirâmides, torpedos... Para iniciantes com uma vara entre 3,90 e 4,20 metros, o recomendável é que o chumbo(chumbada) seja de no máximo até os 100 gramas para garantir um arremesso seguro preservando a vara.

10º - Além dos anzóis de tamanho entre 10 e 20 e linhas entre 0,25mm e 0,40mm dependendo se seja de nylon, monofilamento ou multifilamento, veremos adiante, uma lista de materiais de suporte e utensílios importantíssimos que auxiliam na confecção do chicote, rabisco e que influenciam na pesca de praia de forma efetivamente contribuidora e eficaz no fisgamento e na captura dos peixes diversos. Esses materiais complementares são: presilha, girador, rotor, miçangas, elastricot(linha de silicone para enrolar a isca), porta anzol e porta elastricot. Não pode faltar um óculos com proteção ultra violeta, chapel de algodão e abas dianteira e traseira que proteja o rosto, as orelhas e pescoço e com certeza o protetor solar que pode ser um fator mesmo 15 mesmo. O mais importante é que você o reaplique a cada hora e meia e use hidratante após o banho quando chegar da pesca.
TUDO QUE UM INICIANTE DEVE SABER ANTES DE IR A PESCA
Depois de comprar o material de pesca, o iniciante, deve:
1 - Fazer a montagem do equipamento que será fácil depois de explicado.

2 - Saber as várias formas e modos na criação de chicotes.

3 - Entender sobre encastoamento de anzóis com furo ou sem furo(chapado).

4 - Saber afazer emendas para (leader, saída). 

5 - Pôr a linha na bobina do molinete ou carretilha.

6 - Praticar as técnicas de arremesso de curta e longa distância.

7 - Como pôr a iscar no anzol (prática que parece bastante simples, mas que requer muitas atenção, pois muitos pescadores até que se dizem profissionais muitas vezes erram nesse quesito). Por fim quero deixar claro que entre todas essas exigências de aprendizado, será fácil aprender o básico, portanto não se preocupe em aprender tudo de uma vez, pois muitas dessas técnicas e métodos você aprenderá na prática, a cada pescaria, pois a cada pescaria é um novo aprendizado e nunca sabemos demais sobre a pesca de praia.

I M P O R T A N T E: Você que é um iniciante, não tenha medo ou vergonha de se aproximar e fazer perguntas a um pescador que estiver próximo de você não, pois é assim que se aprende e conquista novos amigos na pesca de praia. Os pescadores são uma classe muito prestativa e sempre têem o prazer de ajudar, respondendo perguntas, dando dicas e orientando sobre os melhores lugares e marés para se obter uma ótima pescaria.

Obs.: Se você está pensando em se iniciar na pesca de praia, não desanime com o que se deve aprender pois o básico já surte bastante resultados, sem falar na sorte que cada um possui. Portanto, comece aos pouquinhos um passo de cada vez e você logo vai notar que na volta de cada pescaria, você virá com experiências a mais que resultarão em excelentes resultados no futuro. Siga em frente e Boa Sorte e Pesca!


SAIA DA CRISE
Aprenda Rápido e Fácil Como Consertar Iphone, Sansung, Motorola, Sony, LG
Curso Completo de Manutenção, Conserto e Reparo de Celular e Smartphone
SAIBA COMO AQUI

16 comentários:

  1. Pow cara é muita informação preciosa. Vou voltar sempre ao teu blog!. Continue assim.
    Samu - RJ

    ResponderExcluir
  2. Muito bom teu site. Parabéns e obrigado pelas dicas.
    (mas aquele pescador de gravata é o máximo, rs rs)

    ResponderExcluir
  3. muito legal esse tutorial

    ResponderExcluir
  4. Ótimas informações... Parabéns amigo !!!

    ResponderExcluir
  5. parabens pela didática e esmero do seu portal

    ResponderExcluir
  6. Aqui tem tudo que eu sempre procurei saber sobre como iniciar a pesca de praia, a didática é excelente. Parabéns ao autor, nota 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Cristovão Santos. Boa sorte e pesca de praia!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Bom proveito Levystraws. Boa sorte e pesca!

      Excluir
  8. Muito bom, muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  9. muito obrigado deu pra dar uma esclarecida.

    ResponderExcluir