Como Pescar em Pedras(Costão) e Arrecifes de Forma Certa e Segura

Foto de pescadores pescando em pedras arrecifes
A pesca de pedra (costão) no mundo, se assemelha bem com a de praia, e é sempre praticada em todo o litoral brasileiro. Todos os praticantes sempre procura fisgar os maiores peixes seja usando iscas mortas, vivas ou artificiais. O bom da pesca de costão, pedra e arrecifes é que pode-se pescar durante o ano inteiro, com uma probabilidade muito maior de capturar bons exemplares já que existem vários tipos de peixes que comem nos arredores das pedras(costões) de um modo geral, alimentando-se de crustáceos e parasitas que se fixam ou estão de passagem. As espécies mais capturadas neste tipo de modalidade são os pampos, garoupas, sargos, badejos, marimbás, budeões, vermelhos, mariquitas dentre outros. Este tipo de pesca, é sempre muito desfavorável ao pescador devido os vários riscos em que ele é constantemente exposto. Todo cuidado é pouco e a atenção deve ser sempre desdobrada, tanto na hora dos arremessos, quanto na hora de retirar o peixe da água. Por isso ai vai algumas dicas importantes. 

CUIDADOS A SEREM TOMADOS ANTES DE PRATICAR ESSA MODALIDADE DE PESCA DE PRAIA

1ª - Sempre leve alimentos leves como sanduiches naturais, barras de cereais, maças, bananas e muita água.
2ª -  Sempre que Levar isca mortas como camarão, corrupto, lula, mariscos, sardinhas... Mantenha-os bem conservadas em um recipiente com gelo.
3ª - Coloque os peixes capturados na água gelada proveniente do gelo das iscas, conservando-os assim e evitando que o calor do sol apodreça os peixes e estrague sua pescaria.
4ª - Independente do local da pesca, seja ele em pedras (costões) ou arrecifes, sempre vá calçado, use um tênis anti-derrapante e muito cuidado onde vai pisar.
5ª -  Seja cauteloso na hora de retirar o peixe da água evitando assim que ele escape ou que a linha se parta entre as pedras.
6ª - Procure manusear ou seja, conduzir o peixe em sua direção e evite que o mesmo corra para as laterais que provavelmente ocasionará na perda do mesmo.
7ª - Por último, o mais importante. Jamais se arrisque por causa de um peixe!. Mantenha sempre a calma e se não der prá capturá-lo, o melhor deixá-lo ir.

ATENÇÃO: Se for pescar em cima de arrecifes, fique sempre atento a subida da maré. Ao começar a encher, dependendo da distância a percorrer para chegar a areia firma, saia evitando assim o perigo de se afogar ou na melhor das hipóteses, perder todo o material.

OBSERVAÇÃO: A pesca em pedras (costões) tem um custo muito baixo, isso porque os materias são simples e as iscas podem ser encontradas no próprio local como; mariscos e baratas de pedra.

3 comentários:

  1. Pow cara, muita coisa em nem sabia. Agora me sinto mais preparado para ese tipo de pesca. Muito obrigado!.

    ResponderExcluir
  2. junior

    Muito interessante sou iniciante e essas dicas me ajudaram basrante
    .

    ResponderExcluir
  3. Obrigado eu sou a costumado a pesca de costeira e vale a pena lembrar dicas em portantes como essa fique com Deus e até +.

    anderson carlos

    ResponderExcluir