Como Pescar Corvina Com o Material, Isca e a Técnica Correta

Foto de uma corvina
Corvina do Mar
A corvina do mar já não é uma espécie tão fácil de ser encontrada em certas praias. Somente a partir do litoral da Bahia sentido sul, acima, onde encontram águas com sua temperatura predileta que são águas frias. No entanto sabe-se que é um peixe bastante popular nesta metade do litoral  abaixo. Sua medida de tamanho é variada chegando a alcançar o peso de até 5 KG e são bastante brigadores quando chegam a beira da praia.


Os locais onde se costuma encontrar com frequência belos exemplares é nos litorais do Rio de Janeiro nas praias do Rio Grande do Sul. 
A corvina pode ser encontrada entre a beira da praia até a última arrebentação, mas em geral, buscam os locais mais fundos das praias

Quanto ao equipamento correto para sua captura, deve-se utilizar varas de comprimento entre 3,00 a 4,50 dependendo do fabricante, isso porque a flexibilidade do material difere uns dos outros, o que ocasiona um resultado diferente na hora do arremesso. Portanto, saiba escolher o tipo e marca de vara a ser usada em sua pesca de praia. Use um molinete de porte médio, mas que caiba bastante linha, de preferência linha fina, com espessura entre 0,18 a 0,25 mm, de preferência multifilamento.

Use um leader(arranque, saída) de linha fluocarbono 0,35 a 0,40 mm com linha de comprimento 2 vezes o tamanho da vara utilizada.  

Exemplo: Se a vara possuir o tamanho de 4,50, o leader(arranque, saída) deve possuir o comprimento de 9,00 metros. Quanto aos anzóis, é recomendável que se use o maruseigo com tamanho inicial de 12 a 20. Evite usar anzóis de aço!. 

Dica: Em praias e canais mais profundos, deve-se usar uma tralha de pesca de praia um pouco mais pesada.

MELHOR MÉTODO As corvinas devem ser pescadas com os anzóis posicionados bem próximos da chumbada, pois geralmente elas poderão estar nos canais mais fundos da beira da praia. Por isso devemos sempre buscá-las nos canais mais distantes da beira mar. A princípio, use uma vara maior para arremessos mais distantes e depois venha retrocedendo no sentido da beira da praia. Caso prefira usar iscas naturais, tente alternar entre o camarão vivo, morto, sardinhas, pedaços de lula, mariscos, tatuis...

IMPORTANTE: A pesca de corvinas é sempre mais produtivas durante a noite, quando elas encostam mais nas beiradas da praia, facilitando os arremessos mais curtos. No litoral norte do Rio de Janeiro, elas sempre encostam no meio do ano entre os meses de Junho a Agosto. 

MELHOR ISCA: A isca de melhor resultado tem sido as tirinhas de lula fresquinhas, sem sal e não molhe ou lave com água doce. Não use lulas capturadas nos arrastões, use as lulas capturadas pelos pescadores artesanais. 

COMO ISCAR CORRETAMENTE: Isque o filezinho de lula como se fizesse parte da linha de pesca, até que chegue ao anzol e passar por ele prá ficar com um pedacinho para baixo, isso é extremamente mortal e eficaz. Agora siga à risca o passo a passo e obtenha uma boa pesca de praia.

15 comentários:

  1. valeu este blog e demais as dicas sao otimas nota dez.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!. Era isso que procurava. Com essas dicas e técnicas, agora eu vou pegar bastante corvina. Grato!.
    Jorgynho Felix.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo. Parabens!. Alberes

    ResponderExcluir
  4. Valeu era a informação que eu estava procurando!
    Blog legaaal!!
    Patrícia - PE

    ResponderExcluir
  5. Fora de série seu artigo, parabéns pelo site!.
    Josinaldo melo - PE

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo belo post e seu blog. Muito bom!.
    Jr. - Boa Viagem - PE

    ResponderExcluir
  7. boa tarde.
    moro no RJ e sou apaixonado por pesca de praia,e tudo que vcs postaram é exatamente o que se deve seguir, para uma boa pescaria de corvina.parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Quando em érias no Rio de Janeiro, as pescarias eram exatamente como diz o seu artigo. Parabéns, muito bom!.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, valeu as dicas!. Agora eu vou dar um show de pesca de corvina.

    ResponderExcluir
  10. pois e amigo mas aqui nos apanhamos corvinas com mais de 20 kg e com esse material nem valia a pena tentar.....tem de ser monofilamentos no carreto de 0,35 e estralhos no anzol 0,55 a 0,60

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, sem querer discordar de você, a questão de espessura de linha em relação ao peso é quase que irrelevante, diante de sua afirmação.
      Posso facilmente trazer peixes de até mais de 20 kilos, com linha no carreto de 0,20mm, utilizando um leader, arranque progressivo de linha monofilamento(nylon) de 0,18mm a 0,52mm. Se ainda não ouviu falar em arranque cônico progressivo, precisa se interar dessa técnica, pouco sabida por pescadores.
      A questão relevante para um recolhimento de sucesso, é estar usando um molinete que suporte grande capacidade de linha e tenha um sistema de giro de no mínimo 6.1:1. Dessa forma, basta saber trabalhar o peixe com cautela, liberando e recolhendo a linha até que o peixe se entregue. Nesse caso, é uma questão de técnica e paciência. Pois na pesca, de um modo geral, todo e qualquer peixe, independente de seu peso e tamanho, quando bem trabalhado, se exausta e entrega-se. É claro que isso mais se aplica, na pesca de praia, por ser mais expessa e ter menos galhos, lixos...
      Trabalhar peixes com linha grossa, dá mais segurança, porém, em muitos casos, perde-se o peixe durante o recolhimento devido a abertura do anzol, rompimento do coro da boca e etc.
      Emfim, saber usar a fricção(freio), ter bastante linha no carreto e trabalhar o peixe de forma correta e cautelosa, é uma virtude de poucos. Breve estarei postando um artigo sobre "Arranque Cônico Progressivo". Boa Sorte e Pesca.

      Excluir
  11. cara pescar estes tipos de peixes com arranque de fluor carbon de arranque acho que voce esta louco aqui no litoral sul de sao paulo pescamos estes tipos de peixes e ate maiores que estes peixes com arranque de linha comum de 0.6o so para lancar ate o pesqueiro mais se voce tem condicoes de fazer aranque de fluor carbon parabens ou voce esta jogando dinheiro fora abs

    ResponderExcluir
  12. caro pescador voce dis que usa fluor carbon como arranque voce deve estar bem de vida porque em qualquer lugar do mondo em pesca de praia ussa se arranque de linha comum sendo que o arranque e so levar i isca ete o peixe absbrincadeira

    ResponderExcluir
  13. parabéns pelo esclarecimento. Muito bom.

    ResponderExcluir