Como Fazer Uma Pesca de Praia Noturna e Produtiva

Foto de um pescador com vara e peixes no anzol
Pescar durante o dia nos fins de semana e feriados no verão é sempre difícil e na maioria das vezes incômodo e improdutivo. Isso porque nessa estação e nesses dias as praias sempre estão repletas de surfistas, banhistas tanto do Brasil quanto turistas de todas as partes do mundo, o que dificulta toda a pesca na hora do arremesso, linha na água com jet sky circulando a toda hora, dependendo do lugar escolhido é claro. A solução para resolver esse tipo de problema é sem dúvida a pesca de praia noturna!. Pensando nisso que vou dar agora algumas dicas para uma pesca tranquila e mais produtiva.  


VANTAGENS DE PESCA NOTURNA
1 - Tempo refrescante, isento do sol e dos riscos do câncer de pele.
2 - Praia quase que deserta com apenas alguns casais passeando.
3 - Sem banhistas, surfistas e turistas

DESVANTAGENS DA PESCA NOTURNA EM ALGUMAS PRAIAS
1 -  Risco de assaltos crescentes
2 -  Escuridão devido a ausência de iluminação pública
3 - Dificuldade de visão, tanto dos movimentos da vara quanto no manuseio de materiais, no iscamento e castroamento de anzóis.

SOLUCIONANDO ESTES PROBLEMAS
  • 1º - Procure pescar sempre em um local iluminado e que seja conhecido por você. Caso não conheça, se puder, passe a tarde para fazer um prévio reconhecimento do local e faça um mapeamento mental das melhores localizações, das estruturas e dos canais e marque o local por detalhes.
  • 2º -  Escolha a melhor maré, reserve previamente a isca e todo o material e utensílios que serão utilizados para evitar imprevistos.
  • 3º - Utilize só os materiais necessários e leve sempre chicote de pesca e anzóis reservas e prontos para substituições pois com essas medidas você irá consequentemente evitar atropelos e enganches e nós na linha em plena escuridão. Leve sempre anzóis, chumbadas, linhas em fim, leve de tudo um ou mais de reserva para evitar frustrações.
  • 4º - Utilize tiras adesiva fosforescente na metade até a ponteira da vara para vê-la melhor, ou um sininho que é bem vendido em casas de pesca de praia para monitoras a ponteira e a vara como um todo na escuridão. Se puder utilize lanterna de cabeça ou manual para iluminar na hora de iscar o anzol, encastoar ou mesmo visualizar o movimento da vara.

I M P O R T A N T E: Na pesca de praia noturna, dificilmente é possível enxergar precisamente as ondas, por isso o modo mais eficiente é fazer a localização dos canais através das chumbadas. Faça um arremesso e tente relembrar as imagens da praia que viu durante o dia e assim, venha recolhendo a chumbada arrastando-a levemente, sentindo as variações da areia do fundo. Durante o recolhimento a chumbada geralmente pula  devido a areia fina e compacta. No fundo de um canal existe uma área de areia mais grossa que tende a afundar e grudar a chumbada. Só que mais a frente temos a parede antes do canal, onde podemos sentir um tipo parecido com um degrau que é justamente onde a chumbada sempre pára e trava. Puxe pouco a pouco para calcular a altura e extensão deste degrau e assim vá fazendo um mapeamento mental de sua área de ação de pesca de praia noturna. 

Obs.: Um erro que muitos pescadores e iniciantes cometem com frequência é; simplesmente preparar as iscas nos anzóis, posicionar-se e arremessar o mais longe que puder, em quanto que muitas vezes um canal está bem mais próximo do que ele imagina. Com isso quero dizer que na pesca, nem sempre a força é o elemento primordial para uma pescaria produtiva. Portanto, ponha em prática a técnica de reconhecimento dos canais que você vai sentir efetivamente os ótimos resultados.

INTERESSANTE: É comprovado por muitos pescadores e também por mim que ótimos peixes são capturados durante a noite na pesca de praia noturna. Peixes que já capturei durante minhas pescas noturnas: betarras, (papa-terra), barbudos, carapebas, cocorocas, bagres de várias espécies e cores, salemas, corvinas, pequenos pampinhos nas espumas da beira mar, robalos (camurim), galo, xaréu (xalelete), carapicu, bicuda, espada, arraias, moreias entre outros. Agora um peixe que até hoje está me devendo, é o pampo, pois eu confesso que em minhas inúmeras pescarias noturnas, eu jamais consegui pegar um pampo grande. Só apenas aqueles de espuma, Porém, já li e ouvi relatos de pescadores que já conseguiram pescá-lo durante a noite.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

12 comentários:

  1. Valeu pelas dicas. sucesso com seu blog!!!.

    ResponderExcluir
  2. To seguindo suas dicas, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. cara segui sua dica peguei um peixe galo osorte aretada kkkkkkkkkk
    valeu browwwww

    ResponderExcluir
  4. Prezados,

    Show de bola esse blog. Estou tentando parar de ler as dicas mas não consigo. Este blog é de estrema utilidade!!!
    Parabéns!!!

    Marcos Almeida
    Recife - PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, me chamo Leno Fishermann, sou dono e editor do blog Pesca de Praias. Somos conterrâneos e as vezes pesco em Boa Viagem, entre o quiosque 37 e o parque Dona Lindú. Se quiser ver meus vídeos, digite no youtube "Vlog de Pesca" ou "lenofishermann". Boa Sorte e Pesca!.

      Excluir
  5. muito bom as dicas vou seguilas.robert.

    ResponderExcluir
  6. espero conseguir colocar em pratica as dicas,pois aqui no litoral do rio grande do sul o mar e muito agitado acho q achar os canais vai melhorar a pesca

    ResponderExcluir
  7. ótimo blog espero pescar bastante na noite ,pois as dicas estão bem detalhadas obgd amigo, voçê esta de parabéns !

    sou de Mossoró-RN e me chamo Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as dicas. Estou começando nessa atividade e tanto o site quanto o canal no YouTube são muito úteis. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alan. Muito bom saber disso, pois me estimula a produzir mais conteúdo de qualidade pra compartilhar com vocês!

      Excluir
  9. Respostas
    1. SIM!, mas deve ser nas cores fluorescente(verde limão)!

      Excluir