Como Evitar o Ferrão do Bagre

O bagre além de possuir uma variedade enorme de espécies tanto de água doce como salgada, é o peixe de maior incidência nas praias, rios, lagos e manguezais de todo o Brasil. Por isso é que deve-se manter atenção redobrada ao caminhar à beira mar, e na areia fofa das praias para evitar pisar nele morto, e principalmente na hora de retirá-lo do anzol.

COMO RETIRÁ-LO DO ANZOL SEM RISCO DE FERROADA

1º - Ponha a vara no suporte deixando-o pendurado no anzol.
2º - Com a mão esquerda, use um alicate tipo prendedor para imobilizar à parte inferior da boca.
3º - Com um alicate de bico (ponta), na mão direita, retire cuidadosamente o anzol
4º - Após retirar o anzol, o bagre ficará preso no alicate prendedor
5º - Leve-o rapidamente até local com água no joelho, e solte-o. Assim, ele sobreviverá e não haverá o risco dele ficar morto a beira mar, oferecendo o risco de banhistas pisarem em seu ferrão.

    CUIDADOS: Esses cuidados são necessários porque o bagre possui 3 ferrões(espinhos) serrilhados, venenosos que liberam uma mucosa altamente infecciosos que não chegam a matar, mas causam vários efeitos desagradáveis. Um desses efeitos é um enorme queimor no local afetado. Um dos ferrões concentra-se na parte dorsal superior e outros dois, nas laterais. A ferroada(furada) ou um simples arranhão de seu ferrão provoca dor insuportável no local, e uma terrível sensação de queimor e até paralisia temporária em membros afetados como pé e mão. Recomenda-se a turistas, banhistas, pescadores e surfistas bastante atenção ao caminhar na praia pois o bagre pode ser facilmente encontrado morto na areia da praia e no vai e vem das ondas a beira mar, oferecendo risco a quem pisar em seu ferrão. Pois mesmo morto o ferrão do bagre causa efeito doloroso e insuportável.
    O GRANDE VILÃO

    A maioria dos acidentes se deve a irresponsabilidade de alguns pescadores, que após pescar o bagre, jogam-o na onda, onde o mesmo não consegue voltar ao mar, devido a descompressão causada pelo tempo de exposição fora d´água. Portanto, é preciso ter o maior cuidado ao caminhar, e principalmente quando acompanhado por crianças, deve-se observar ao redor, se há algum tipo de ameaça como um bagre morto com o ferrão exposto.
    MELHOR REMÉDIO PARA ALIVIAR A DOR DA FERROADA

    Caso ocorra um acidente envolvendo o ferrão do bagre, lave a região(área) afetada com bastante "água morna" que delatará os vasos e poros do local da ferroada, aliviando temporariamente as dores até que a vítima seja levada com urgência à um pronto socorro, para os devidos procedimentos de esterilização e cuidados médicos. Caso não tenha acesso a água morna, lave com vinagre e como último recurso, utilize álcool líquido, mas lembre-se que "a prevenção é sempre o melhor remédio!".

    REMÉDIO DE ALÍVIO IMEDIATO
     Existem relatos convincentes, em que vítimas como turistas, banhistas e pescadores experientes, alegam que, retirar o olho do bagre, esmagá-lo e esfregar a gosma sobre o local afetado pelo ferrão, causa uma efeito anestésico imediato, aliviando a dor gradativamente. Porém, este método não é tão comprovado cientificamente como a "água morna", mas diante de uma ferroada, na minha visão, creio que numa praia, é mais fácil ter em mãos o olho do bagre do que à água morna. Diante disso, o mais viável é usar o líquido interno do olho do bagre, no local afetado!. 

    I M P O R T A N T Í S S I M O
    O tratamento para a ferroada do bagre em diversas partes do Brasil é feito totalmente à base de água morna com ervas. Esse tipo de tratamento vem sendo o mais eficaz durante décadas, e a maioria das vítimas são banhistas e turistas desavisados de todas as idades.


    DICA DE PREPARO DO BAGRE
    O aconselhável na hora de tratar é: 
    1º - Cortar a cabeça fora ( pois como diz o ditado "cabeça de bagre não tem nada").

    2º - Retire as vísceras (calmamente)

    3º - Retire com calma todo o couro (para uma melhor fixação do sal e temperos)

    4º - Abra-o ao meio (deixe-o aberto de modo que fritará bem melhor. Use azeite)

    5º - Sirva-o acompanhado com legumes cozidos a vapor, salada regada ao azeite e arroz branco, preparado com 1 sachê de sazom e pronto, é só se deliciar.

    IMPORTANTE: Estes acompanhamentos se aplicam ao preparo e deleite de quaisquer peixes, por serem alimentos saudáveis.


    KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
    Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

    15 comentários:

    1. Muito boa sua matéria sobre bagre!. Parabéns!.

      ResponderExcluir
    2. CONTINUE POSTANDO ESSES CUIDADOS Q DEVEMOS TER COM PEIXES DO MAR POIS UMA FEROADA É DOLOROSA

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. eu me ferroei ontem com um bagre branco, por o caminho da praia até minha casa é longo e como sou criança, por causa da dor desmaiei duas vezes, porém em minha vara estava lá um belo bagre de 1,5kg. mas como doi!

        Excluir
    3. Muito importante sua matéria sobre o perigo dos ferrões do bagre. Continue esse trabalho informativo. Sucesso!.

      ResponderExcluir
    4. Excelente iniciativa. Você e seu blg estão de parabéns.

      ResponderExcluir
    5. Boa dica de prevenção para os mau informados!. PARABÉNS!.

      ResponderExcluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    7. Boa dica, todo cuidado é pouco mesmo. Valeu!.

      ResponderExcluir
    8. Levei uma ferroada sábado na praia, meu marido foi pescar,,, e eu fui colocar ele numa bolsa plastica... e me furou no braço... doe d++++++++++++++++++++++++++++++++. aff... Essa matéria foi exemplar... parabéns!

      ResponderExcluir
    9. Melhor remédio para aliviar a dor é arrancar o olho do peixe, furar e colocar sobre o furo causado pelo ferrão.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, realmente traz alívio imediato. Já fiz uso deste recurso, mas o fato é que devemos preservar a integridade do peixe, e não desmembrá-lo como sugere. Mesmo assim, recomendo apenas no caso da falta dos outros recursos e métodos mencionados acima.
        Atenciosamente, Leno Fishermann - Dono e Editor do Pesca de Praias.

        Excluir
    10. outro dia, presenciei um colega pescador que levou uma furada num peixe e me chamou perguntando se era um bagre; ao ver o peixe eu disse: pena amigo esse ai se chama fim de pescaria, pois era um ANIQUIM, também tem espinhos nas laterais e no dorso, só que ficam escondidos e só aparecem quando tocamos nele.
      muito cuidado porque a mão do infeliz ficou terrivelmente inchada e a dor era insuportável; por esse motivo é que disse que se chamava "fim de pescaria", pois recomendei que recolhesse a tralha e fosse procurar agua morna, se tivesse café ou qualquer liquido quente, ajuda, mas vai ao pronto socorro enquanto ainda pode dirigir. e adverti, pegar no peixe desconhecido só com os alicates.

      ResponderExcluir
    11. Olá colegas pescadores sempre que for para acampamentos e pescarias que possam correr risco de ferroadas venenosas principalmente com crianças acompanhadas tente conseguir um mamão verde, se o acidente acontecer sendo por ferrões de bagres, marimbondos,abelhas e outros raspe o mamão e goteje por uns 5 minutos sobre o local afetado o alívio é imediato,funciona como anestesia.Não vale para aracnídeos e répteis.Abraços!

      ResponderExcluir
    12. Muito boa a matéria!

      ResponderExcluir