Como Capturar Pescar Pampo Usando as Técnicas Corretas

Foto de um pescador com um peixe pampo no anzol
O pampo é um peixe comum no litoral brasileiro e pode ser encontrado em 3 tipos diferentes como: Os gigantescos sernambiguaras que são raramente encontrados em beira de Praia; os pampos amarelos bastante comuns, que chegam no máximo de 4 à 5 kilos e também os pampos galhudos, sempre encontrados nas espumas da beira mar.


EQUIPAMENTO DE PESCA: Varas leves, de fibra de carbono, com tamanho entre 3,90 à 4,50 metros. Molinete de porte médio leve, com bastante linha de espessura entre 0,25mm a 0,30mm e um Leader (arranque ou saída) feito com linha fluorcarbono, de 0,40mm à 0,50mm, com o tamanho de o dobro da vara em uso. Quanto aos anzóis, utilize o maruseigo de números entre 12 à 20. Não é recomendável usar anzóis de aço, por uma questão de preservação da espécie!.


ONDE ENCONTRÁ-LOS: Ele pode sempre ser encontrado na beira mar até a última arrebentação. Seu ambiente preferido é nas praias rasas com águas mornas.

A MELHOR TÉCNICA: Para encontrar e pescar o pampo, todo pescador deve concentrar os arremessos na primeira arrebentação onde estiver as ondas e as espumas. Após alguns arremessos e trocas de iscas, caso não obtenha resultados, deve-se arremessar em canais seguintes, após as primeiras ondas e espumas. O importante é que deixe sempre o freio (fricção) um pouco aberto, ou seja, regulado, pois tanto o pampo, quanto uma arraia podem afrouxar a linha ou pode romper-la de modo violento e rápido caso o freio(fricção) do molinete estiver travado(a).

DICA IMPORTANTE: Sempre utilize os anzóis numa posição mais alta em relação à chumbada e com pernadas (linha que prende o anzol) com um comprimento entre 40 à 50 centímetros, para que assim, as iscas, nadem livremente, sem enroscar e sugestiva aos peixes. 

AS MELHORES ISCAS PARA CAPTURÁ-LO: Corrupto, sarnambis, tatuí, siri mole e maria farinha. Também pegam em sardinha, camarão fresco sem casca e sal e lulas em tiras também sem sal.

13 comentários:

  1. Valeu pelas dicas parcero. Sucesso!.
    Josinaldo - PE

    ResponderExcluir
  2. leno em primeiro lugar te agradeço pelo convite a participar do blog,e em segundo lugar queria saber qual a região que vc mora?e se for em pe,te pergunto se vc já pescou na ponte da ilha de itapessoca em goiana,e se já pescou lá ou conhece me passa umas dicas de material para o lugar.abraço e até breve.

    ResponderExcluir
  3. Moro na região nordeste, por esse motivo não posso dar uma dica, pois nem mesmo sei se é em praia ou rio. Seja um pouco mais específico parceiro, que terei o prazer em lhe ajudar ok?. Atenciosamente,

    lenofisher @ hotmail .com

    ResponderExcluir
  4. como eu ponho o camarão sem sal, se o ambiente é o mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me refiro a camarão sem sal, estou mencioando o camarão fresco, de maré, vendido em mercados e feiras livre e não os avermelhados, secos e salgados.
      PS: O sal do mar, não consegue salgar o camarão fresco, mesmo sem a casca, devido ao pouco tempo de esposição na água salgada.

      Excluir
  5. onde posso comprar saúna vivas em olinda ou nas mediaçoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Olinda não tenho conhecimento, mas no centro do Recife, nas pontes, sempre tem pescadores vendendo saúna viva, pescada na hora com tarrafa.

      Att,

      Leno Fishermann
      Editor e Dono do nosso Site Pesca de Praias.

      Excluir
  6. onde posso comprar saúnas viva em olinda ou nas mediaçoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente compramos a pescadores nas pontes da cidade de Recife. O maioria dos pescadores de ponte, capturam as saunas fresquinhas de tarrafa (rede de arremesso).
      Att,: Leno Fishermann - Dono e Editor do Pesca de Praias.

      Excluir
    2. Onde posso pegar tatuí ou comprar camarão vivo sem ser no pina,e lhe pesso que faça um vídeo falando por que o rotor bico de pato e melhor que os outros.e eu e meu filho assistimos todos seus videos e estamos indo pescar amanhã em olinda com camarão e corrupto.

      Excluir
  7. o pampo pega a isca parada com carateia ou em movimento? e pq camarão com sal?

    ResponderExcluir
  8. Aqui na restinga da marambaia pegamos exemplares no jig red muriqui
    como foi citado acima tenha um equipamento bom e bastante linha as corridas de pampo são longas

    ResponderExcluir
  9. Boa noite prezados gostaria de sabe um lugar lega aque no paiva ou seja onde tem um canal para faza uma boa pescaria. Tenho ido pesca muitas vezes e sem sucesso

    ResponderExcluir