Dicas de Como Comprar, Usar e Conservar Iscas em Pesca de Praia

Foto de iscas para pesca de praia camarão, corrupto, minhoca de praia, lula, marisco, taui e sardinha
Em primeiro lugar o meu conselho é que você jamais utilize camarão congelado, desses que já vêem de fábrica com, ou sem casca, vendido em hipermercados e peixarias especializadas, pois o gelo acumula água e encharca o camarão, tirando o seu cheiro original e atrativo até mesmo ao nosso o paladar. Na verdade, iscas só são eficázes quando frescas, por isso, se você não quer sofrer decepções, jamais leve a uma pesca de praia, camarão avermelhado ou fedido (com cheiro desagradável). 

Evite constrangimentos!. Leve sempre para sua pesca de praia, de preferência, camarões frescos apenas conservados em água salgada, ou no gelo, pois sua textura e cheiro são aliados perfeitos para garantir uma boa pescaria. Se possível, em toda pesca de praia, leve sempre o camarão, corrupto ou qualquer outro tipo de isca em um recipiente plástico, com alguns cubos de gelo. Dessa forma, suas iscas se manterão sempre vistosas, consistentes e bem mais atrativas para suas presas, proporcionando assim uma pescaria farta e abundante. 

O que mais vejo em praia, é pescadores reaproveitando os camarões da pesca passada, mole, amassado, avermelhado e com cheiro de podre. Sério!. Isso é muito comum de se ver nos litorais do nosso Brasil. È pensando nisso que vai ai uma dica de como conservar camarões de pescarias anteriores e até mesmo o corrupto.

COMO CONSERVAR E REAPROVEITAR O CAMARÃO MORTO
1 - Como Conservar Melhor os Camarões: Compre camarões cinza, caboclinho sete barbas frescos, e de preferência sem que tenham recebido o tal conservante em pó. Retire rodas as cabeças, lave-os e coloque-os em uma vasilha com tampa no freezer, ou geladeira, e complete a vasilha com água e um pouco de sal comum, ou traga água do mar. O importante é que os camarões fiquem submersos, desta forma não ressecarão. 

"Prepare porções que você costuma utilizar normalmente, pois se congelar grande quantidade, não deverá recongelar pois os camarões irão perder as propriedades, e só servirão para fritar pra acompanhar com uma cervejinha". 

PS: Mantendo-os submersos em água salgada, caseira, ou do mar, você os manterá em condições de uso para praticar a pesca de praia por ate três meses.


2 - Se pescar no sol que é bastante comum, procure sempre proteger ao máximo os camarões do calor do sol, deixando-os numa sombra, ou no gelo, ou na água gelada de uma caixa térmica, ou de isopor.

3 - Ao chagar em casa, mesmo que cansado, leve-os até a pia ou balcão, lavatório, corte a cabeça de todos eles, lave-os bem com água doce mesmo e depois guarde-os em um recipiente de plástico(tapawear). Guarde no congelador e pronto, ele se manterá fresco e com suas propriedades embora que congelados. 

COMO MANTER O CAMARÃO VIVO
Posso lhe assegurar que o camarão vivo em uma caixa de isopor semi-aberta, pode durar mais de 5 horas de pesca, mas, dependendo da quantidade, como forma de precaução, é aconselhável, mantê-los na água do mar, em uma caixa térmica ou de isopor com uma bomba de oxigenação ligada durante a pescaria. Geralmente ela requer o uso de duas pilhas grandes para o funcionamento da mesma. 

COMO CONSERVAR O CORRUPTO
O corrupto, tem 3 formas diferentes de conservá-los, o que torna mais viável, além dele ser a isca mais apreciada pelos peixes litorâneos. Vejamos então: 

1 - Após capturar os corruptos com a bomba de sucção, guarde-os sempre dentro um recipiente plástico como: garrafas de refrigerante, caixas térmicas ou de isopor sempre renovando com à "água do mar" para manter a oxigenação e assim mantê-los vivos o máximo de tempo possível. 

2 - Você pode também se de tamanho médio à grande, conservá los no sal. Basta secá-los e depois envolvê-los com sal de cozinha. Depois é só pôr-los na geladeira, ou no congelador e ele estará sempre pronto para pesca de praia.

3 - Outra forma interessante é bem simples, porém bastante eficaz. Separe uma garrafa de tamanho proporcional à quantidade de corruptos a ser armazenados e coloque-os dentro da garrafa com água limpa e nova do mar. Após isso, feche a garrafa com sua  respectiva tampa e depois guarde dentro do congelador até o dia de fazer sua próxima pesca de praia.

IMPORTANTE: Utilize sempre o Elastricot (linha elástica de silicone) para enrolar suas iscas evitando que no arremesso, elas caiam em atrito com o vento, mas, lembre-se de deixar a ponta(farpa) do anzol sempre exposto para facilitar a fisgada do peixe. Pois se você cobrir todo o anzol, vai diminuir as chances de captura em 60%, e vai fisgar mais peixes que engolem as iscas, como o bagre, coró (cocoroca), baiacu, entre outros. 


SAIA DA CRISE
Aprenda Rápido e Fácil Como Consertar Iphone, Sansung, Motorola, Sony, LG
Curso Completo de Manutenção, Conserto e Reparo de Celular e Smartphone
SAIBA COMO AQUI

5 comentários:

  1. Muito boas dicas. geralmente eu usava mais camarão e duvidava de outras iscas. Valeu irmão. Sucesso!.
    Samu - RJ

    ResponderExcluir
  2. Vc não sabe como o elastricot me ajudou bastante! ele é ótimo se vc quer economizar isca é tb muito econômico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Williano, o elastricot na pesca de praia é essencial, pois evita a pesda da isca durante os arremessos.

      Leno Fishermann
      Dono e Editor do Site Pesca de Praias.

      Excluir
  3. Parabéns ao Lenon pela iniciativa,esses pontos que ele indicou realmente são maravilhosos.

    Agora gostaria de saber dele sobre o que ele acha do Pontal de Maria Farinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente local de pesca!. Particularmente por ter os maiores corruptos do litoral Norte e Sul Pernambucano.

      Excluir