10 Dicas de Como Fazer Uma Boa Pesca de Praia

 DICAS E TÉCNICAS PARA UMA BOA PESCA DE PRAIA

Primeiro que tudo, é preciso ter os materiais corretos para uma pesca de praia produtiva. Costumo dizer que na pesca, de um modo geral, é preciso ter; material correto, experiência e sorte, muita sorte. Mais jamais conte com a sorte, pensando em fazer uma boa pescaria!. Seja sempre pontual, organizado, bem informado e perfeccionista, pois é nos detalhes que estão o sucesso de toda e qualquer pescaria. Portanto, jamais pense em pescar contando apenas com a sorte. Outro ponto interessante, é que não vai adiantar de nada, se você for pescar com uma vara(caniço) de qualidade e correta, acompanhada com um molinete e anzóis inadequados. 

Outro erro, é pescar com a vara(caniço), molinete, linha e anzóis corretos, e ir pescar no horário, maré, e com a isca errada. Resumindo: Dessa forma, você só vai estar se expondo á sol, chuva, mormaço, e vai perder seu tempo e dinheiro, pois na pesca de praia, de um modo geral, o seu conjunto de pesca deve ser bem balanceado. Sua vara(caniço) e molinete, devem ser igualmente leves e resistentes, sua linha, isca e anzóis, devem ser adequados para a cada maré e peixe alvo. Portanto, ser organizado e prevenido, sempre utilizando os materiais, acessórios e equipamentos corretos, é o caminho certo para se obter uma pesca de praia produtiva e abundante. 

Veja agora alguns fatores importantíssimos que muitos pescadores não levam em conta, e no final, saem da pescaria xingando o mar, o vento, os banhistas e até o próprio colega que pegou mais peixes que ele. Já nos basta ter que enfrentar as mudanças climáticas, ventos crescentes, sol escaldante e o sargaço trazido pelas correntezas. Por isso sempre é preciso estar com o material correto, para se sobrepor as adversidades e assim, poder usufruir de boas e produtivas pescarias. Jamais conte com a sorte apenas na hora de pescar!. 
PS: Seguem abaixo, algumas dicas importantes.

Não confunda materiais de pesca de praia barra leve, para a captura de peixes de pequeno e médio porte, com os materiais de barra pesada, que são específicos para a capturar peixes de médio e grande porte.

O que a grande maioria que não sabe pescar diz é:  Ah, mas eu só vou pescar por esporte. Outros dizem que é por laser, mas na verdade, todos querem pescar um bom e belo exemplar(peixe). Pescador, se você realmente quer pescar pra pegar peixe de verdade, deve no mínimo investir um pouco em material pra que isso aconteça. E é pensando nisto, que vamos ver agora, uma lista de materiais corretos para você ter uma pesca de praia divertida, satisfatória e produtiva.

LISTA DE MATERIAL DE PESCA PARA INICIANTES


       VARAS (CANIÇOS) INDICADAS PRA INICIAR NA PESCA DE PRAIA


  • 1 - Certifique-se de comprar uma vara(caniço, cana) de qualidade que seja leve, porém, forte e resistente ao mesmo tempo. Temos no comércio, excelentes marcas, com preços acessivos, como as varas(caniços, canas) Killer da Albatroz. Temos várias da marca Tacom entre outras... O tamanho que recomendo é de 4,20 metros e  4,50 metros se você tiver mais de 1.85 de altura. O tamanho padrão de vara(caniço/cana) na minha opinião é de 4,20 (quatro metros e vinte centímetros).
  QUAIS OS MOLINETES BÁSICOS PRA COMEÇAR NA PESCA DE PRAIA
  • 2 - Um Molinete médio com no mínimo 3 rolamentos e com capacidade mínima para 250 metros, ou mais de linha 0,30mm (milímetros). Molinetes recomendados visando custo benefício: O XT 4000 da Mariner Sports - O  Harmony 6000 da Tacom e o GH 7000 da Maruri (Long Cast) excelente pra pesca de praia.

QUAL O MODELO DE DESCANSO DE VARA IDEAL PRA PESCA DE PRAIA

  • 3 - Um descanso(espera) cilíndrico em alumínio ou aço, de 1,50 de altura. Obs.: Não é recomendável o use descanso(espera) de cantoneira, se comparado ao cilíndrico, pois ele não proporciona a mesma estabilidade quando posto em atrito com as ondas do mar, e pode por descuido, derrubar seu material na água salgada, causando ferrugem e perda do seu material. ( se usar, o descanso(suporte de vara) cantoneira, fique atento) 
  • PS.: O descanso(espera) cilíndrico quando fixado na areia, se mantem estável durante horas e até dias, enquanto que o descanso (suporte) cantoneira, devido o peso da vara, molinete e secretária, não suporta a metade do tempo em contato com as ondas.   

     QUAL A ESPESSURA DA LINHA E TAMANHO 

IDEAL DO ARRANQUE
  • 4 - A linha apropriada para o molinete barra leve, deve ser de no máximo: 0,25mm(milímetros) das marcas Platinum XT, Asso, Dan, Trabucco... O leader (arranque, saída) pode ser cônico entre 0,18mm à 0,57, onde corta-se 2 metros da parte mais grossa, pra igualar a bitola de 0,25mm e faz-se a emenda(nó, união). A Segunda alternativa é um leader (arranque/saída) direto, com linha 0,40mm (milímetros). 
  • PS.: Tamanho recomendado da linha do leader (arranque, saída) cônico, ou feito, com linha 0,40mm (milímetros)  deve ser de 12 metros.
  QUAL O PESO IDEAL DO CHUMBO(CHUMBADA) PRA PESCA DE PRAIA 
  • 5 - Utilize o peso do chumbo (chumbada) de acordo com a recomendação do Casting da sua vara(caniço/cana). Toda vara(caniço/cana) vem descrito o peso mínimo e máximo de chumbo(chumbada) a ser utilizada nos arremessos. Portanto, não importa a espessura de linha que utilize, contanto que possua um leader(arranque, saída) como descrito acima. 
  • IMPORTANTE: O peso ideal do chumbo(chumbada) vai ser de acordo com a vara(caniço) utilizado, e a sua experiência em arremesso. Por experiência própria, independente da vara(caniço/cana) ou marca que eu estiver usando, não ultrapasso o peso de 160 gramas por uma questão de segurança. Caso a vara seja maciça de fibra de vidro, eu utilizo até 250 gramas dependendo da correnteza, com iscas viva.  

QUAIS OS ANZÓIS CORRETOS PARA CADA TIPO DE MARÉ

  • 6 - Quanto aos anzóis corretos e quais utilizar, temos o tradicionais e muito eficazes "Maruseigo e Chinu" que geralmente podem ser iscado com: camarão, corrupto, sardinha, tatuí, e vários outros tipos de iscas, bastado apenas aumentar a numeração do anzol de acordo com o tamanho de cada isca. 
  • Temos também á disposição, uma linha de anzóis excelente da marca Gamakatzu, que possui vários tamanhos e inúmeros formatos. Estes anzóis, vem proporcionando excelentes capturas e podem ser utilizados tanto em pescarias de laser como em competições. 
  • Durabilidade dos anzóis Gamakatzu: Quanto a durabilidade, ele pode ser reutilizado em até 2 pescarias, devido ao excelente material que ele é composto. 
  • Quanto ao tamanho dos anzóis de acordo com cada maré, geralmente costumo utilizar em minhas pescarias de laser ou competição, tamanhos variados, de acordo com cada maré e tamanho de isca. Uso Anzóis pequenos: tamanhos entre 8 à 10, nas marés baixas e anzóis entre 12 à 16 nas marés enchendo(preia-mar), ou secando(baixa-mar). 
  • RESUMINDO: 
  • Durante a maré baixa, use anzóis de 8 à 10
  • Quando a maré começar a encher ou vazar(baixar), mude-os para anzóis de tamanhos entre 12 à 16, baseando-se  de acordo com a isca que estiver utilizando.

        QUAIS ISCAS UTILIZAR NUMA PRAIA DESCONHECIDA

  • 7 - Na pesca de praia você deve sempre levar no mínimo, os 2 tipos de iscas mais tradicionais que são o: Camarão e o Corrupto. Independente da praia que for pescar, procure sempre levar o máximo de variedade de iscas possíveis. Isso, vai aumentar suas chances de sucesso e o volume de captura de peixes e espécies, tornando assim, sua pescaria mais produtiva e divertida. Se possível, leve as mais tradicionais como o camarão, corrupto, e compre aos nativos da praia, marisco, tatuí, minhoca do praia entre outras... 
  • Se for disposto a pescar barra pesada, onde os peixe alvo são, os grandes robalo(camurim), xaréu... recomendo que leve siri mole, sauna viva e camarão vivo. Se vender no local da pescaria, melhor comprar lá, mas ligue com antecedência, reservando a quantidade indicada. 
  • Dessa forma, você evitará o constrangimento e a frustração de ao chegar lá, já terem vendido todas iscas, e não sobrar nada pra sua pescaria. Outra ação importantíssima, é que você deve se informar com pescadores locais, sobre os tipos de peixes mais comuns capturados pelos pescados da praia local. Dessa forma, você já terá uma base sobre qual isca vai utilizar, pois os pescadores nativos(local), são a melhor fonte de informação que você pode obter para conseguir uma pesca de praia excelente.

QUAL O MELHOR HORÁRIO E MARÉ PRA INICIAR UMA PESCA DE PRAIA

  • 8 - Não se sabe ao certo, qual a maré e horário ideal pra pescar, pois a pesca de praia, não é uma ciência exata. Entretanto, o que podemos fazer, é amenizar o máximo os riscos de insucesso, e tentar partir do princípio de que, devemos fazer o básico quando possível. Portanto, segue abaixo, uma de minhas estratégias de pesca. 
  • O horário mais propício pra se iniciar uma pescaria de praia, é sempre no início da manhã, e no final da tarde. Preferencialmente, chegue antes das 05:00 horas para montar o material. Porquê iniciar a pescaria com a maré baixa? Procure se programar e saber com antecedência antes de cada pescaria, a altura e o horário da maré. De preferência, você deve chegar pra pescar com a maré baixa, pela manhã cedo antes das 05:00 hrs e na parte da tarde às 15:00 hrs. 
  • Quais os benefícios?.
  • Você vai ter tempo hábil de montar seu material;
  • O vento vai estar sempre brando em relação a outros horários.
  • Você vai poder efetuar ótimos e precisos arremessos;
  • Você vai estar evitando o sol excessivo causando mal a sua pele e desidratação.
  • Vai ter menos desperdícios de iscas devido ao calor
  • Vai evitar à perda de materiais arremessando contra o vento forte, 
  • Você vai ter uma boa quantidade de peixes e adquirir uma boa experiência.

QUAIS ACCESSÓRIOS DEVO COMPRAR E USAR PRA MONTAR UM CHICOTE DE PESCA DE PRAIA

  • 9 - Para confeccionar um chicote de pesca de praia, você deve ter em mãos, para utilizar, os seguintes accessórios: 
1º - Varias "Presilhas(Engate Rápido/Snap)", que tem a função de unir a linha mestra que vem do molinete ao chicote de pesca. As presilhas possuem 2 cabeças, uma fixa e outra móvel de abrir e fechar. Para unir a linha mestra, você deve dar um nó de pesca no lado fixo, e em seguida, deve dar um nó em um girador, encaixar e fechar a presilha(snap). Dessa forma, você pode, trocar de chicotes de forma rápida a qualquer momento. Estarei mostrando na prática, como fazer este procedimento, passo a passo, no curso avançado de pesca para iniciantes.


2º - O "Girador". Um girador, é constituído de duas argolas giratórias, em formato de um oito, que giram de lados opostos ou iguais. Sua função é unir e girar os 2 lados ao mesmo tempo, de forma que a linha não torça durante o recolhimento ou arremessos. Veja na foto abaixo, alguns modelos de giradores disponíveis no mercado de accessórios de pesca.



3º - O "Rotor" Os rotores, são feitos de linha de aço, em espiral, (parecendo com uma pequena mola), onde a linha mestra passa por dentro, fixando-a através de um nó. A outra extremidade do Rotor tem a função de fixar-se a pernada do anzol. Os rotores de pesca, possuem vários modelos, e formatos e são uma peça vital na pesca de praia em geral. Seja ela de laser ou competição. 




4º - As "Miçangas" apesar de serem utilizadas na criação de joias artesanais, são uma peça essencial na confecção dos chicotes de pesca, pois elas fazem o trabalho de giro do rotor com a pernada com o anzol. A inserção das miçangas na linha mestra do chicote de pesca são feitos na seguinte ordem:

Primeiro, vem 1 ;
Segundo, 1 miçanga;
Terceiro, vem 1 rotor;
Quarto, outra miçanga;
Quinto, o segundo e pronto. Estará fixo e girando com a pernada e anzol.

QUAIS CUIDADOS TOMAR E PROVISÕES LEVAR A UMA PESCA DE PRAIA 
10 - Seguem abaixo, algumas dicas finais quê se feitas corretamente, irão lhe proporcionar uma pescaria, mais segura, agradável e produtiva. 

Dica 1 - Leve sempre bastante água em todas as suas pescarias de praia. Você vai precisar se hidratar durante a pesca devido o calor.

Dica 2 - Coloque o protetor solar sempre antes de sair de casa, e não após levar sol. (de preferência em Spray, Marca: Sundown fator 30). Se colocar o protetor após a pele receber luz solar, a qualidade de proteção diminuirá, e a sua pele vai queimar, avermelhar, ressecar e descascar nos dias seguintes. Renove o protetor à cada 2 horas.

Dica 3 - Corte as cabeças dos camarões, antes de levar ao congelador. Assim, você vai manter o cheiro e a qualidade. evitando que fiquem escuros e menos atrativos aos peixes. "Os peixes são atraídos pelo cheiro e não pela visão como muitos pensão". 

Dica 4 - Para conservar os corruptos, e deixá-los com a parte vermelha gelatinosa durinha, escorra a água de todos, forre 2 folhas de jornal, espalhe uma camada de sal grosso e coloque vários corruptos em fileiras. Depois coloque outra camada de sal grosso por cima e repita o mesmo até que a última camada seja de sal grosso. Depois é só embrulhar, e guardar no congelador. Usando esse método, os corruptos duram por muitos meses no congelador, e vão estar sempre prontos para o uso em suas pescarias de praia.  

Dica 5 - Antes de ir pescar, coloque as iscas em um isopor numa vasilha plástica com gelo e evite a exposição delas ao sol. Os camarões não suportam o degelo e apodrecem fora da temperatura adequada. Por isso, só retire do gelo, a quantidade necessária que vai usar e aos poucos!.


Bom, espero que as essas dicas possam de alguma forma lhes ser útil e caso tenha gostado, deixe seu comentário ou uma sugestão sobre algum assunto relacionado a pesca de praia esportiva para iniciantes que eu postarei à respeito. Boa Sorte e Pesca!.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

31 comentários:

  1. Parabéns, matéria fora de série suas dicas!. Foi muito bom conhecer seu glog. Aprendi bastante.
    Jorgynho Felix.

    ResponderExcluir
  2. Realmente essas dicas me ajudaram bastante!!
    Parabéns pela postagem e o blog!
    Patrícia Braga - PE

    ResponderExcluir
  3. Cara seus posts são muito bons E INFORMATIVOS. Parabéns
    Josinaldo - PE

    ResponderExcluir
  4. Estava precisando dessas dicas. Valeu, abs
    Júnior - Boa Viagem

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem, muita informações importante!.
    Júnior Boa Viagem - PE

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria, aprendi bastante. Valeu

    ResponderExcluir
  7. Informações preciosas vou fazer valer as dicas. Valeu mesmo. Sucesso com o site.

    ResponderExcluir
  8. Melhor site de pesca do mundo
    esse site irá me render muito em pesca de praia.

    Wl.RS

    ResponderExcluir
  9. Show de dicas informativas. Muito bom!.

    ResponderExcluir
  10. muito bom. so fiquei sem entender pq mare baixa.se no seu proprio site diz q melhor e mare subindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a maré baixa é melhor para a captura de peixes de pequeno e médio porte. Excelente para pessoas que dejam apenas praticar o esporte e e relaxar o estresse.

      Já a pesca com a maré enchendo, ou seja subindo, favorece a captura de peixes de porte médio e grande, pois nesse momento, os peixes pequenos buscam se distanciar da beira mar,para evitar ataques de dos peixes predadores e consequentemente maiores. Por essa razão, a maré alta é excelente para pescadores esportivos na modalidade barra pesada, onde podem fazer uso de iscas artificiais, vivas e mortas, em busca de peixes como o robalo, xaréu, galo, pampo dentre outros...

      Excluir
  11. Nossa... Assisti a um vídeo seu e fiquei boquiaberto!
    Gostaria de ajuda com pesca embarcada, claro se você puder.
    Pesquei em alto mar apenas uma vez e fiquei maravilhado, só que agora que aproveitar também a pesca não soo passeio!
    Desde já lhe sou grato pela grande quantidade de informações que consegui em seus vídeos.
    Abraço.
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Sérgio, peço mil desculpas, pois o forte mesmo deste site, é a pesca de praia. Tudo o que sei sobre à pesca embarcada, poderei compartilhar com você em um curso que estarei lançando em breve ok companheiro?. Mesmo assim, fico muito lisongeado e feliz em ter contribuido com um pouco mais de conhecimento para as suas próximas pescarias de praia. Boa sorte e pesca!.

      Excluir
    2. Agradeçido,Só não esquece de avisar a data do curso!
      Abraço.

      Excluir
  12. Olá campeão. Eu posso lhe assegurar que essas dicas me ajudaram bastante e me deixaram confiante de que na próxima pescaria terei melhores resultados.
    Quanto ao comentário de Leno Fishermann, é exato. pois somente nas marés enchentes, que tenho conseguido meus melhores peixes.

    Obrigado pelas dicas: Luiz (Salvador, BA).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Luiz, sou o Editor e Dono do blog pesca de praias, e fico muito feliz em saber que você está tendo êxito em suas pescarias, introduzindo algumas dicas do nosso blog. Espero que as próximas pescarias, sejam cada vez mais interessantes e produtivas. Boa sorte e pesca!.

      Excluir
  13. Maravilha suas dicas amigo.sou iniciante e preciso de mais dicas para a pesca de carapebas aqui em Alagoas.Temos uma prainha que se encontra com o mar.tem muito mangue e muita carapeba.só que tem o dia delas . Elas pesam de 250ga700g,uso anzol 10 com isca fresca sururu.o colega tem i mesmo material que eu,costuma pescar a 50cm do meu lado.Ele fisga uma atras da outra e eu quase nada.enquanto ele fisga 40 eu fisgo 4 ou 5 carapebas.o que pode está acontecendo ?mario.distrimarques@hotmail.com
    onrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, se os materiais de vocês 2 são rigorosamente idênticos, você precisa ser mais rápido na hora da fisgada. Esse pode esta sendo o grande diferencial!
      Espero tê-lo ajudado. Boa sorte e pesca!!!
      Atenciosamente, Leno Fishermann - Dono e Editor do Blog.

      Excluir
  14. Quantos anzóis e tamanho devemos colocar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a quantidade de anzóis padrão utilizado por pescadores profissionais são apenas 2.
      O 1º anzol deve ser posto na parte superior, bem próximo ao início do chicote.
      PS.: O tamanho dessa pernada de nylon não deve ter menos de 40 centímetros.
      O 2º anzol deve ser fixado à 10 centímetros da chumbada (chumbo).
      PS.: O tamanho dessa pernada de nylon não deve ter menos de 50 centímetros, podendo se estender até 1 metro.
      Quanto ao tamanho, você deve usar o modelo popular Maruseigo 10, 12 e 14
      PS.: Quanto maior a maré, isca e peixe alvo, você deve usar um anzol maior!
      Espero tê-lo ajudado. Boa sorte e pesca!!!
      Atenciosamente, Leno Fishermann - Dono e Editor do Blog.

      Excluir
  15. Dicas excelentes. Obrigado pela disposição em ajudar os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer poder compartilhar! Boa sorte e pesca!
      Att, Leno Fishermann - Dono e Editor do site Pesca de Praias.

      Excluir
  16. Show de informações Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns e obrigado pelas dicas com certeza de grande proveito para pescadores iniciantes na modalidade de praia como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim é um prazer poder compartilhar o pouco que sei com pessoas iniciantes na pesca de praia, pois acredito, que todos merecem ter acesso a essas informações básicas, para saber o mínimo, e aos poucos, ir melhorando os seus resultados à cada pescaria!

      Excluir
  18. Muito bom. Com certeza vou ter uma melhora nas pescarias de praia.

    ResponderExcluir