Conheça Tudo Sobre o Robalo Flexa e Peva Camurim Tarpon

Nomes mais populares entre os pescadores: Robalo, Robalo Peva, Robalo Flexa, Camurim, robalinho e robalo açu. 
Locais onde podem ser encontrados: As espécies variadas, podem ser vistas e capturadas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Seu habitat natural: Espécies costeiras, ocorrem em manguezais, estuários e baías. São encontradas em águas salobras, podendo ser capturadas desde a barra dos rios até vários quilômetros acima da foz, principalmente na época de desova. Gostam de águas calmas, barrentas e sombreadas, e ficam próximos ao fundo. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camarões e caranguejos. São muito apreciados como alimento, especialmente na região Nordeste, e, também pelos pescadores esportivos, porque proporcionam uma luta espetacular, principalmente os grandes exemplares.

DESCRIÇÃO E CARACTERISTICAS GERAIS DOS ROBALOS:
Os robalos são peixes de escamas, bastante lento em relação aos peixes, mas é uma presa valente tornando sua captura sempre uma briga recheada de adrenalina e emoção para os praticantes da pesca de praia, rio, lago, alto mar... Das 6 espécies de robalo encontradas no oceano Atlântico, quatro são capturadas no litoral do Brasil, destacando-se principalmente o robalo-flexa Centropomus undecimalis. Possui o corpo alongado e comprimido e a mandíbula inferior saliente. O robalo-flexa é a maior espécie da família, alcançando 1,20 mt de comprimento total e 25 kilos. A coloração do dorso é acinzentada, com reflexos esverdeados e o ventre é esbranquiçado. A linha lateral é uma listra longitudinal negra que se estende ao longo do corpo até o final da nadadeira caudal. 

Obs.: O Camurim Açu, mais conhecido como "Camurupim Tarpon" diferente dos robalos, podem chegar a o tamanho de até mais de 2 metros, e a pesar mais de 200 kilos.

COMO E ONDE CAPTURÁ-LOS?.
Seus peixes prediletos são a saúna e a sardinha que são sempre encontrados em cardumes por eles, entre as espumas. Se você está realmente determinado a pescar esse excelente peixe brigador, e de carne com sabor nobre, eu recomendo utilizar dois tipos de iscas que são infalíveis na captura de robalos e camurins na pesca de praia.

1º - Essa técnica se aplica tanto com as saúnas vivas quanto com o camarão vivo e é preciso por uma questão de segurança, uma caixa térmica ou de isopor e uma bomba de oxigenação à pilha ou bateria, para manter estas iscas vivas, de modo que permaneça atrativa para o predador.

2º - Utilize anzol médio curvado, específico para a pesca de robalo(mais conhecido como  camurim no norte e nordeste), ele geralmente tem uma garganta e curvatura maior que os outros, apesar de outros modelos também apresentarem excelentes resultados na pesca de praia e rios. 

3º - Utilize na pernada do anzol, linha de 0,50 a 0,80mm, com o comprimento de 50 centímetros, distante da chumbada(chumbo), com uma emenda de cabinho de aço de 15 centímetros entre o anzol e a linha mestra, evitando que ele parta a linha com as navalhas que possuem em suas gueurras. 

4º - Pegue a saúna e isque-a viva na parte dorsal(na parte superior ou na costa dela), arremesse e espere a fisgada. Recomendo se possível, chegar na maré baixa e com duas varas. Uma destinada a pescar peixes de pequeno e médio porte, e outra exclusiva para o robalo(camurim). Sobretudo, mais viável é iscar a saúna, levá-la até uma certa distância e soltar a chumbada(chumbo), até que comece a enchente.

Esse método, evita que durante o arremesso, a saúna sofra o impacto da caida n´água, que à debilitada, tornando-a uma isca, sem atrativo algum para seu predador que é o robalo(camurim). ou seja, o impacto na água e a má oxigenação oferecida pela bomba oxigenadora, faz com que ela torne-se uma isca viva, semi morta.

5º - O camarão geralmente é iscado pela serrinha acima de sua boca, ou na parte dorsal, ou seja, na costa. Mantenha o mesmo padrão de material utilizado para a pesca com a saúna e os resultados serão altamente relevantes. Mais é preciso uma coisa muito importante, que é a paciência pois as vezes a maré não tá prá peixe.

Obs.: Se você escolher o local errado e principalmente a maré errada, não reclame. Para este tipo de pesca eu recomendo no início da maré subindo, ou seja, enchendo.


SAIA DA CRISE
Aprenda Rápido e Fácil Como Consertar Iphone, Sansung, Motorola, Sony, LG
Curso Completo de Manutenção, Conserto e Reparo de Celular e Smartphone
SAIBA COMO AQUI

18 comentários:

  1. Esse peixe é bom de briga. Valeu, seu artigo é muito bem explicado.
    Jorgynho Felix.

    ResponderExcluir
  2. Agora eu vou pescar bastantee roubalo!
    Patrícia - PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me convida, que vou contigo....

      Excluir
  3. eu amen as dicas de pescas tiago

    ResponderExcluir
  4. Legal, esse peixe é muito brigador e deslumbrante. Valeu as dicas!.
    Josinaldo - pe

    ResponderExcluir
  5. Pow, peixe nobre e brigador, valeu as dicas parceiro!.
    Jr. Boa Viagem - PE

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post. Abs.
    Samu - RJ

    ResponderExcluir
  7. QUERIDO AMIGO, GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL ENCONTRAR CAMURIM EM LAGOAS DE AGUA DOCE, POIS HOJE TIVE UMA EXPERIENCIA IMPRESIONANTE COM UM, O DANADO FERROU MINHA ISCA DE MEIA AGUA, PROXIMO A UNS AGUAPES E PARTIU COM ELA, ESTAVA FISGANDO TUCUNARES DE 20CM, DERREPENTE AQUELE ESTOURO, ELE SAUTOU 3 VEZES, TINHA UNS 40CM, QUANDO ESTAVA PROXIMO ELE ARREBENTOU MEU LEADER DE 50MM LEVANDO MINHA ISCA, OO RAIVA. GRATO PELA RESPOSTA! alex_ncruz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex, é possível sim. Principalmente, em lagoas!. O Camurim Açú (mais conhecido como Tanpom e Açú por seu grande porte, pois ele tem a facilidade de crescimento, que chega até 2 metros ), mas conhecido como Camurim Peba, por ter muitas espinhas. Muitos o chamam de peixe de segra, que é prá dar a ela, para que coma e morra esgasgada!.
      Já em bocas de maré, praias e alto-mar, rios e mangues, podemos encontrar com mais facilidade, os camurim Peva, Flexa e também o Açú.
      Portanto, é sempre bom estar preparado e com o material coreto e resistente para lidar com ele.

      Boa sorte e pesca amigo!.

      Excluir
  8. Gosto de pescar camurim a noite, com camarão pequenino chamado pititinga nos rios da região em PE. Eles estão ativos, mas tem que ser rápido pois eles chupam a isca, não mordem. vibrou não pode dar a ferra, Se enrola o molinete ou carretilha e ele tá ferrado.Se ferrar ele vai embora... Linha 35 ou 40 sem encastroado, linha de cor escura, anzol com rabicho de 5 cm e a 10 cm da chumbada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!

    Comecei a pescar faz pouco tempo no dique em Barra de Jangada, muita gente fala que ali bate muito camurim (nunca vi), mas continuo indo pescar nesse local.
    Gostaria de saber qual a isca mais adequada para pescar ali e como capturar a Saúna?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de estar pescando no dique Luiz, não quer dizer que está pescando corretamente. È preciso estar pescando de forma certa, isca, maré, e com o material adequando e a técnica correta. Prá pescar lá, use camarão vivo e saúna. Quanto a capturar a saúna viva, recomendo comprar uma tarrafa e aprender a usá-la. Boa sorte e pesca!.

      Excluir
  10. Boa noite Leno! Eu queria dicas suas de prais aqui na região metropolitana de Recife para pescaria de barra pesada, eu já tentei em Piedade, Barra de janganda, Paiva... em boas mares, com material certo, isca viva, mais peixe grande que é bom nada! Obigado!

    ResponderExcluir
  11. Prezado João Carlos, Vou te dar algumas dicas que eu mesmo fazia para pescar vários peixes grandes como: Xaréu, Robalo(Camurim), arraias e bragres. O grande segredo está em pescar no local certo, na maré certa e com o material e isca corretos. Tem um lugar em particular em que fiz inúmeras capturas. No início de Barra de Jangada, mais precisamente, no final pista da Bernardo de Melo, onde há uma curva obrigatória. Nesta curva, existe um restaurante boate. Ai vai: Chegue na maré baixa e se prepare para pescar durabnte a enchente, com saúna viva ou camarão. Leve 2 varas arremesse de forma à deixar a isca viva e espere o começo da maré enchente. Com certeza, você vai se surpreender com os resultados. Boa sorte e pesca - LenoFishermann - Dono e Editor do Pesca de Praias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WPontes
      Muito boa a dica! Gostaria Wde link com mapa do local! Não sei de onde se refere!
      Boa pesca!

      Excluir
  12. Valeu Leno pelas dicas, gostaria marcar uma pescaria com vc qualquer dia desse para aprender mais com sua experiência já que moramos perto, espero o convite! obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um prazer prezado João Carlos!. Quem sabe agente possa marcar algum dia desses!. Boa sorte e pesca!.

      Excluir
  13. Oi eu pesco aqui na areia da região metropolitana do Recife. Aqui tem muitos peixes como o robalo tarpon é outros . A onde vocês vão encontra muitos desses peixes, é aqui na lagoa do araça na ibiribeira, la a pesca é sempre legal.

    ResponderExcluir