Descubra Como Funciona o Sentido dos Peixes

Foto de um cardume de peixes capturados na pesca de praia
LINHA LATERAL: Um peixe pode ser cego e surdo que, mesmo assim, ele consegue sobreviver. Isto porque ele possui o que se chama linha lateral. São células sensoriais que aparecem ao longo de cada lado do corpo. Claramente visível ela é que dá ao peixe plena percepção de qualquer movimentação na água e a absoluta identificação de suas presas e inimigos. É um verdadeiro radar que orienta o peixe em tudo.

VISÃO: Algumas espécies conseguem distinguir cores tão bem quanto o ser humano, não acontecendo o mesmo quanto à forma e relevo das coisas. A isso se deve o sucesso das iscas artificiais. Como a mosca, por exemplo, o peixe não consegue distinguir a verdadeira daquela comprada ou confeccionada pelo próprio pescador. Quanto a percepção das cores, a medida que o peixe afunda ele perde a noção do vermelho; ao ir mais para o fundo a do amarelo e finalmente o azul mais ao fundo.

SUA AUDIÇÃO: Apesar de possuir ouvidos, o peixe não houve muito bem. Ajuda-o neste caso a linha lateral. Outra coisa que ajuda é que o som caminha melhor dentro da água do que fora. A deficiência auditiva do peixe é ainda compensada pela captação de sons através dos ossos da cabeça. Por isso é bom evitar pancadas no fundo do bote, barco, batida de remos, devendo usar sapatos que não causem ruídos.

SEU PALADAR: A maioria dos peixes pode definir o paladar em diferentes graus, embora algumas espécies possam saborear e identificar o alimento.

SEU OFATO: O peixe é um exímio e excelente cheirador. Os salmões por exemplo, retornam milhares de quilômetros do mar guiados pelo cheiro que ficou na migração anterior, para desovar nos riacho e ribeirões onde reproduzem sua prole. Também é pelo cheiro que os peixes identificam seus predadores.

SEU SENTIDO E TATO: A maioria das espécies de peixes teem um sentido de tato muito aguçado e desenvolvido, de forma que assim, o peixe consegue abocanhar as iscas artificiais, de várias formas. Por fim, seja na pesca de praia, alto mar, rios ou em lagos o peixe sempre estará alerta e a todo e qualquer movimento, barulho e cheiro ao seu redor. Aproveite essas informações e faça sempre uma boa pesca de praia.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

6 comentários:

  1. Muito interessante e importante a abordagem deste assunto. Afinal muitos pescam e nem sabe esses detalhes. Muito bem!. Excelente matéria

    ResponderExcluir
  2. muito boas essas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes mesmo. Me ajudaram muito quando comecei a pescar!
      Boa sorte e pesca de praia amigo!

      Excluir