Como Pescar Xaréu (Técnicas e Métodos)Xaréu Branco Xaréu Preto

Foto de um Cardume de Peixe Xareu
Nome Popular: Xaréu
Nome Científico: Caranx Hippos  
Família dos: Carangidae
Seu Habitat: Podem ser encontrados em todo o litoral brasileiro. Frequentam locais com fundo duro, de pedra ou areia, próximos a ilhas, costões e beira mar durante a maré enchente, onde procuram por pequenos peixes para se alimentar. Grandes exemplares são encontrados em mar aberto, sendo que os pequenos podem ser capturados dentro de baías.


TÉCNICAS DE PESCA E EQUIPAMENTOS
Deve-se utilizar equipamento para pesca de praia, estilo barra pesada, como uma vara de pesca de praia de grande resistência, porém leve (vara de grafite ou fibra de carbono), com tamanho entre 3,00 e 4.20. Utilizando um molinete com  no mínimo 3 rolamento, e tambor (carretel) com capacidade para armazenar 300 metros de linha multifilamento de 0,25mm de espessura e arranque/leader/saída  com linha de fluorcarbono de 0,40mm com, 12 á 15 metros, ou um arranque/leader/saída Cônico progressivo da Trabucco ou Shimano,(Marcas que recomendo), que já são vendidos prontos, em lojas de artigos de pesca na internet. Este tipo de arranque/leader/saída, possuem 15 metros, que começam com a bitola/espessura de 18mm e termina com 0,57mm(milímetros), bastando apenas, emendar e iniciar sua pesca de praia. Quanto aos anzóis, use de aço, estilo mustad, ou maruseigo, com tamanho variando entre 2/0 e 6/0, dependendo do tamanho, ou tipo de isca, ou seja, camarão, sauna, sardinha viva, ou morta. 

O tipo e peso de chumbada, deverá ser definido de acordo com a maré e direção da correnteza. Dê preferência as chumbadas tipo pirâmides, Capela, pião, ou garra se tiver correndo muito. Nas marés enchendo(Preia-mar), use peso mínimo de 125 gramas e conforme ela seja arrastada, você deverá aumentar o peso gradativamente, mas, sempre baseando-se pelo peso indicado no Casting(peso mínimo e máximo de chumbo/chumbada) que sua vara-cana/caniço suporta arremessar sem correr o risco de partir.

Estes peixes costumam ficar à meia água, a aproximadamente 1,0 a 1,5 (um metro e meio) do fundo. Existe também a utilização de apenas uma saúna viva, iscada ao anzol, pelas costas, onde ele vai nadando e você vai liberando linha até uma certa distância, até que a atraente isca viva receba um ataque de um Xaréu faminto, e é ai que a briga começa.

TÉCNICAS, DICAS E MACETES 
Existe outra técnica na pesca de praia, chamada de telegrama, onde você primeiro, arremessa a chumbada a uma certa distância,  logo depois, encastoa um anzol a 15cm de cabinho de aço e une-o a uma pernada feita de linha fluorcarbono 0,50mm. Na outra ponta, deve atar, um girador(destorcedor) e um snap(presilha) e estará feito o chicote de pesca de praia para a pesca de xaréu. A saúna viva, devem ser iscada pelo lombo(na parte superior da  costa). O camarão vivo, deve ser iscado pelo rabo, ou na serrilha acima dos olhos. 

Após feito esses procedimentos, você deve engatar e deslizar o snap com o chicote através da linha principal, até a quebrada da onda, onde a mesma seguirá nadando e chamando a atenção do faminto predador(Xaréu/Robalo). Depois é só aguardar a fisgada, administrar a briga e trazer o peixe até a beira mar. Após capturar, filme, tire fotos, e depois faça o correto que é soltar o peixe. O processo deve ser rápido, antes que ocorra a descompressão, e o peixe não consiga mais sobreviver e voltar a liberdade do mar.


Dica Importante: Grandes exemplares podem ser capturados, por isso mantenha sempre a frenagem (freio, fricção) de seu molinete bem regulada, já que este peixe briga limpo, promovendo grandes arrancadas.

Melhor Época: Durante todo o ano você pode praticar a pesca de praia e capturar belos exemplares de xaréu, mas desde que a água esteja limpa. 
TEMOS TAMBÉM O OUTROS TIPOS DE XARÉU
  • XARÉU BRANCO
Nome Popular: Xaréu Branco  
Nome Científico: Alectis Ciliaris  

Família dos: Carangidae 
Caracteristicas: Peixe de coloração branqueada habitante do alto mar, porém pode ser encontrado em cardumes.


Foto de um peixe xareu xaréu branco capturado na pesca de praia

  • XARÉU PRETO
Nome Popular: Xaréu Preto (mais conhecido como Black Jack, xaréu-enxada, cabeçudo, ou xaréu dourado).
Nome Científico: Caranx Lugubris  

Família dos: Carangidae


Foto de um peixe xareu xaréu branco capturado numa pesca de praia


Caracteristicas: Com uma coloração de cinza a preto e amarelo, ele geralmente vive próximo a pequenas ilhas e bastante afastado de litorais. Raramente é encontrado em cardume. 
Mais Essa já é uma outra história a ser contada num próximo artigo!.


SAIA DA CRISE
Aprenda Rápido e Fácil Como Consertar Iphone, Sansung, Motorola, Sony, LG
Curso Completo de Manutenção, Conserto e Reparo de Celular e Smartphone
SAIBA COMO AQUI

14 comentários:

  1. Ótima postagem amigo, continue sempre assim. Seu blog é muito bom!.
    Josinaldo melo - PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Josinaldo Melo. Boa sorte e pesca de praia amigo!

      Excluir
  2. Dicas práticas e objetrivas. Espero conseguir aplicalas a contento.

    Blog muito bom!
    Fernando Moraes
    Recife - PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato Fernando Moraes. Boa sorte e pesca de praia amigo.

      Excluir
  3. muito bom o blog dicas muito boas continue assim vc me ajudou bastante wendson silva recife PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amigo. Esse é o nosso objetivo principal: Ajudar pescadores iniciantes na pesca de praia. Boa sorte e pesca!

      Excluir
  4. alquem já pescou em pedra de xareu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Aqui em Pernambuco, temos uma praia chamada Pedra de Xaréu.
      Lá são capturados os maiores peixes Xaréu do Brasil!
      Boa sorte e pesca de praia amigo!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Muito obrigado Roberto. Boa sorte e pesca de Praia amigo!

      Excluir
  6. Vou tentar pegar um xaréu, já que sou iniciante só a un ano comecei com esta emocionante e tão boa terapia. já peguei belos carapebas de mais de um kilo e um pampo pequeno mais meu desejo é pegar um xaréu pois vejo que ele é muito forte e briga bastante. Com essas dicas vou arriscar e ver como me saio e depois comento. Obrigado pelas dicas e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Ricardo. Boa Sorte e Pesca de Praia companheiro!

      Excluir
  7. Excelente postagem...! Grande...grande...!!!obrigado e bons novos trabalhos tão bem compartilhado...!

    ResponderExcluir