DICAS PARA ARREMESSOS DE ATÉ 140 METROS NA PESCA DE PRAIA

Foto de um Pescador Arremessando Vara de Pesca de PraiaARREMESSO: Se quiser atingir os 140 metros ou mais em arremessos na pesca de praia, todo o seu material deve ter pesos e medidas corretas: 
Linha fina 0,16mm à 0,20mm Recomendo a Trabucco na cor laranja, com arranque/leader/saída cônico progressivo com 15 metros de 0,18 a 0,57mm da Shimano, Trabucco ou  Tacom, ou arranque/leader/saída de 0,40mm
PS: O tamanho do arranque/leader/saída deve ter o tamanho mínimo de 12 metros e no máximo 15 metros.



Molinete de carretel alto e cônico(LongCast), Indico o: GH 7000 da Maruri, por ter um bom desempenho, preço acessível e excelente custo benefício.

Vara Killer, tamanho 4,20mts com casting(Peso de chumbo/chumbada que a vara suporta arremessar sem danificá-la) em torno de 100Grs a 250 Gramas. 


Chumbada aletada (com asinhas), parada, torpedo longa, ou formato carambola com haste de 10cm.  

Chicote simples de um anzol e muito treino e testes constantes. Sempre treine e muito treino, variando e testando vários estilos de arremessos, e investindo naquele em que tiver o melhor desempenho, se não for assim, não se consegue buscar o peixe que muitas vezes esta comendo distante.

MATERIAL: O material que encontramos por aqui para se alcançar esses 140 metros, a um custo atraente, de cerca de R$ 530,00 no total, é o seguinte: Vara Killer da Albatroz, ou Surfleader de tamanho padrão 4,20 metros  (a marca vai depender da disponibilidade financeira de cada pescador), 
Molinete XT4000 da Mariner Sports, ou GH 7000 da Maruri, linha monofilamento(nylon) de no máximo 0,20mm de espessura e de boa qualidade como Trabbuco (Fireline ou Power Pro), chumbada(chumbo) tipo míssil (Alongada) com peso entre 110 a 125 gramas. Use um arranque/leader/saída cônico progressivo, da Shimano, ou Tacom, ou de uma linha de nylon(monofilamento), 0,40mm da "Platinum XT, Max", por exemplo, para não manter a alavancagem na hora do "tiro".   

Obs.: Os modelos e marcas de vara e molinete, ficam à critério de cada um!. De acordo com preferência e condição financeira.

DICA IMPORTANTE: Use uma dedeira(protetor de dedo). Sem esse material, o objetivo de alcançar 140 metros usando esparadrapo no dedo, não vai ser alcançado. Tem que ser protetor de couro(dedeira). 

OBJETIVO DO ARREMESSO LONGO: Quanto mais longe for sua isca, mas perto do terceiro canal e de uma enorme variedade de peixes você vai estar e poder capturar, proporcionando assim um boa pesca de praia "pescaria", mas não se esqueça de buscar sempre arremessar nos canais que ficam por trás da onda. Essa técnica é muito importante, uma vez que os canais são sempre um local de circulação e passagem de várias espécies de peixes. 

Por fim, quero dizer que nem sempre arremessar distante é o elemento mais importante e produtivo na pesca de praia. As vezes os peixes estão comendo perto, no primeiro, ou segundo canal. É preciso ter bastante percepção e saber conciliar o equilíbrio entre o material, a técnica e a força, e utilizá-los na hora certa e de forma correta. Boa Sorte e Pesca!.

KIT DE PESCA IDEAL PARA INICIANTES
Foto de um kit de pesca de praia para pescadores iniciantes

30 comentários:

  1. Mais de 100 metros prá mim que sou iniciante é muito difícil, mas com a prática eu chogo lá.
    Jorgynho Felix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, basta seguir o passo a passo acima! Boa sorte e pesca amigo!

      Excluir
  2. Tenho um grave problema acerca de arremesso.
    ele atinge um boa distancia, mas sobe muito e vejo se essa força que o faz subir tanto fosse transferida para a distancia seria um bom arremesso. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pescador! provavelmente você esta tirando o dedo da linha , quando a ponteira da vara ainda esta la em cima, e somente a pratica e observação é que vai te levar a correção do longo arremesso.
      gde abraço e otimas pescarias.
      jc

      Excluir
  3. Pow, gostei bastante das dicas. Meus arremessos são muito fracos ainda, mas com essas dicas vou melhorar com centeza. Parabéns pelo excelente blog.
    Samu - RJ

    ResponderExcluir
  4. Arremessar realmente depende de vários fatores, materiais e estílos. Muito boa sua matéria. Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, vou tentar, mas acho muito difícil conseguir sendo um iniciante. Valew

    ResponderExcluir
  6. Quando disputava o campeonato paulista, sem treinar nunca, consegui 137 mts com linha 0,40 e molinete Esqualo 6008 (argentino) acredito que com linha 0,25 e arranque 0,40 dá pra chegar nos 140 mts. Vou tentar!

    ResponderExcluir
  7. Realmente dá prá tirar proveito dessas informações para melhorar os arremessos. Parabéns!.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal!! eu tambem estou iniciando na pescaria e encontrei aqui ótimas dicas, o blog realmente está de parabéns.
    Mendes Parnamirim-RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigo e parabéns por seu esforço em melhorar!
      Boa sorte e pesca!

      Excluir
  9. Pescaria requer certos aprendizados. Parabéns ao blog! Meus arremessos quen antes eram de no máximo 90m hoje chegam a 100-110m com facilidade.

    Vinicius Mélo - Natal/RN
    Lima&Cia Pesca amadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesca de Pria requer uma busca constante de melhorias, e quanto mais conhecimento, maior a experiência, e capturas!. Boa sorte e pesca!

      Excluir
  10. O jeito é arrumar uma canoa mesmo assim é só esticar a vara e soltar alinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso Pedro que sempre digo que a pesca de praia é a modalidade mais complexa e difícil de praticar de todas. Boa Sorte e pesca.

      Leno Fishermann
      Dono e Editor do nosso site Pesca de Praias.

      Excluir
  11. Eu comecei nisto no final do verão e farto-me de dar comida e chumbadas aos peixes, hoje então foram logo 3 chumbadas 1 de 100 gr e outras duas de 80gr. Eu julgo que o meu dedo descansa um pouco na cana. Quando uso chumbadas de 60gr ou às vezes mesmo 80gr sinto um ligeiro esticão no dedo e solta-se logo a linha quando tiro o dedo a tempo para não prender e partir. Como devo colocar o dedo antes do lançamento e como devo solta-lo? A meio do movimento ou no fim? Eu deixo para o fim e alinha 0,35 flúor também parte com o esticão e o dedo sofre! Já agora estou em Faro (Portugal) os meus cumprimentos a todos do BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Gargas, o recomendável é que você folgue o dedo, assim que a vara(cana) chegar no limite de seu braço. É meio que instintivo, mas dá prá sentir que o momento certo, é quando você senti a diminuição do peso da chumbada (chumbo)na metade do arremesso. Boa sorte e pesca!.

      Leno Fishermann - Dono e Editor do nosso site Pesca de Praias.

      Excluir
  12. sou iniciante, e onde pesco jp a maioria das praias sao de tombos com quantos metros mais ou menos da areia encontro os primeiros e os ultimos canais, tenho bastante dificuldade em encontralos.obg

    ResponderExcluir
  13. Geralmente, em praias de tombo, a profundidade é sempre próxima e não exige muito esforço nos arremessos. Pode-se pescar várias espécies de vários tamanhos, á menos de 40 metros facilmente, mas isso depende do estado da maré em que estiver pescando. Boa sorte e pesca!.

    Leno Fishermann - Dono e Editor do nosso site Pesca de Praias.

    ResponderExcluir
  14. Amigo sou iniciante, mas já faz uns meses que veio lendo sobre pesca e tal... tenho procurado uma praia boa para pescar aqui em pernambuco e vejo que é complicado... o melhor local que fui até agora foi o canal de santa cruz que divide marinha farinha e mangue seco, fui com uns amigos pegamos peixe galo, arraia, bagre, coro... enfim, mas com sua experiência creio que deve ter um lugar que acha especial para pescar aqui em recife.
    MEU MATERIAL É UMA VARA TACOM SURLEADER II, COM UM MOLINETE XT 6000... SÓ USO ANZOIS DE AÇO, FAÇO DIREITINHO... MAS AINDA NÃO PESQUEI UM PEIXE GRANDE... ESTOU MUITO ANCIOSO PARA PESCAR UM... ME AJUDA!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Washingtin, minha recomendação prá quem quer pescar peixes de médio e grande porte é que procurem praias de tombo, ou seja, praias mais fundas que às de Recife e em marés enchendo.
      Como exemplo, indico as praias de Barra de serinhaém (após a entrada, á direita sentido a ver o mar) e na praia de Tamandaré também à direita logo ao entrar na cidade. Essas são 2 praias em que pesquei e tive até sustos. Além disso, pedi material, com a violência dos peixes sempre na maré enxente. PS:Certifique-se usar iscas vivas e de estar com material de alta qualidade e resistência, pois os peixes são grandes e comem próximos a beira, por a praia ser funda(de tombo). Boa sorte e pesca!.

      Excluir
  15. Eu queria saber se o a arremesso depende do rolamento De quantos mais melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ivanira. Os rolamentos do molinete não possuem nenhuma influência na distância dos arremessos, a função dos rolamentos são de grande importância durante os recolhimento da linha, pois amenizam o peso do chumbo e do peixe quando fisgado...
      Espero tê-la ajudado! Boa sorte e pesca!

      Excluir
  16. Olá amigo tenho dúvidas gosto de carretilha mas as varas são pequenas posso colocar uma carretilha perfil alto em uma vara de molinete de 4,50 mts???? E qual arremessa mais longe a carretilha ou molinete?? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  17. Caro Júnior, já vi muitos pescadores utilizarem carretilhas na pesca de praia, entretanto, nenhum deles, conseguiram pegar mais peixes que eu e meus colegas.
    Recomendo o uso de carretilha em pescarias de rio, lago..., mas na pesca de praia, te aconselho a se adaptar e tentar utilizar um molinete tamanho padrão "4000", numa vara de no máximo, 4,20 mts. Esse é o caminho certo, pois cada local, requer um material específico, e quando você tenta fazer adaptações, pode até dar certo, mas nunca lhe trará os mesmos resultados que utilizando os materiais adequado pra aquele tipo de pescaria!
    Espero tê-lo ajudado. Boa sorte e pesca!

    ResponderExcluir
  18. Leno, boa tarde,
    Sempre procuro ler e acompanhar dicas de pesca no geral, e olhando seu blog achei simplesmente magnífico, com dicas simples, fáceis e muito educativa.
    Parabéns pelo belo trabalho e espero encontrar mais matérias suas.
    Abraços / Luis Guimarães - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Luiz. Fico feliz por você!. Boa sorte e pesca!

      Excluir
  19. Leno, boa noite!

    Vi você falando da praia de Barra de Sirinhaém e gostaria de saber um pouco mais. Conheço a praia e já pesquei lá, porém não obtive um resultado legal..
    Fiz arremessos de no max 80 metros e não consegui fisgar nada. No final da pescaria fisguei algo que quebrou minha linha. Qual a melhor forma e equipamento para pescar em barra de serinhaem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo. Bom, vou direto ao assunto.
      A praia de Barra de Sirinhaém, é uma praia de Tombo, ou seja, uma praia funda que não requer longos arremessos para se obter boas fisgadas e capturar, belos exemplares.

      O material que recomendo pra pescar lá é: 1 Vara de 4,20, 1 Molinete Tamanho 4.000 à 6.000, abastecido com linha 0,30mm à 0,40mm, anzóis maruseigo, ou Chinu com tamanhos de no mínimo 12 e máximo 20(Uso sempre e recomendo da Pinnacle). Chumbadas de 110, 125, ou 130 gramas dependendo da maré e correnteza. Use sempre Camarão fresco do dia, ou corruptos. Comece arremessando perto, sempre por trás da primeira onda(arrebentação). Caso não obtenha êxito, arremesse por trás da Segunda onda(arrebentação).
      Caso não capture peixes, tente por trás da terceira arrebentação.
      Para uma pescaria mais técnica e avançada, estou prestando consultoria pessoal em pesca esportiva, onde ensino passo a passo, as técnicas de arremesso e montagem de todo material, levo até a loja de pesca para adquirir os produtos corretos... Meu contato para os interessados em aprender de uma forma mais rápida e profissional é: 81 9 9807 4967 Tim e WhatsApp

      Excluir