ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA PESCARIA DE PRAIA

SIGA A RISCA E SINTA OS RESULTADOS!.
Foto de 2 peixes pampo e 1 carapeba
1 - Procure sempre iniciar a pescaria no momento da 1ª (primeira) hora da maré baixando,  ou enchendo;


2 - Praia boa para pesca tem que ter "vida" na areia, ou seja, à beira d'água deve haver algum tipo de molusco, ou crustáceo como os "corruptos", mariscos, tatuí, camarão miúdo ou minhocas de praia;

3 - A melhor isca para a pescaria de praia é a que se encontra na própria praia, como o corrupto, tatuí e marisco;

4 -  A linha para esse tipo de pesca de praia para iniciantes, deve ser fina não muito fina: ( 0,25mm a 0,30mm ) para que o movimento das ondas não afrouxe a tensão da linha após o lançamento; 

Para tanto, deve-se fazer um "chicote" com uma linha mais grossa ( 0,40mm ou 0,50mm ) para permitir lançamentos mais seguros: 

Chamamos de arranque, leader/saída, uma emenda, de linha 0,30mm(milímetros) com linha 0,40mm.
 
IMPORTANTE: Lembre-se, de jamais afrouxe a linha até que o peixe seja retirado da água.

Sobre a Vara: A vara pra ser eficaz e proporcionar um bom arremesso, tem que ser de qualidade e leve, de acordo com sua altura no mínimo, uma vara deve ter aproximadamente 4.20 mesmo para principiantes. E se deve escolher a vara pelo tamanho do braço, medindo do punho até a axila. 

"É muito importante essa medição. Ex: Pegue o punho da vara e estique o braço, se o final da vara chegar a sua axila, é o tamanho ideal."

Sobre a  Chumbada: A chumbada deve ter o peso de acordo com a indicação impressa na própria vara. As varas de pesca de praia, geralmente, são de 100 à 200 gramas

Sobre o Molinete: Em primeiro lugar pessoal, o nome correto é molinete e não, moinete como muitos o chamam. Bem, a questão da escolha do molinete é de acordo com a pesca e vara.

Exemplo 1: Se a pescaria for barra leve com uma vara/cana/caniço maneira e adequada, o molinete deve tamanho médio, Exemplo: Um XT 4000 da Mariner Sports, é o mais indicado para iniciantes.

Exemplo 2: Se for pescar barra pesada, geralmente com isca viva como saúna e camarão, o molinete indicado deve ser para barra pesada como o XT 6000 ou Paoli Imperador, entre outros de várias marcas, modelos, com vários rolamentos.

Obs: É importante observar na hora da compra do seu molinete, se o mesmo possui peças de reposição a disposição.

Descanso (suporte para vara): Para ser seguro e firme, o descanso deve ser cilíndrico, ou seja, tubular, de alumínio ou aço. com altura de 1,50 mts, no mínimo.



SAIA DA CRISE
Aprenda Rápido e Fácil Como Consertar Iphone, Sansung, Motorola, Sony, LG
Curso Completo de Manutenção, Conserto e Reparo de Celular e Smartphone
SAIBA COMO AQUI

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, esse peixe é muito brigador e causa muita emoção. Gostei do blog!.

    Júninho - PE

    ResponderExcluir
  2. Grato pelas informações importantes. Continue assim!.

    ResponderExcluir
  3. Saudações, gostaria de saber se o modo como se coloca a isca no anzol influi na pescaria, gosto de pescar em praias, amarro bem o camarão cinza, é o que uso como isca, e quando tiro da água não estão mais lá, resumindo os peixes comeram a isca, mais não se engancharam no anzol. existe alguma tática?

    ResponderExcluir
  4. Clayton, influencia sim!. Um detalhe que muitos pescadores iniciantes e até mesmo de longa data desconhecem, é que a ponta do anzol, deve sempre ficar exposta, facilitando assim, a fisgada do(s) peixe(s).
    Quanto a questão de perda da isca, isso ocorre, geralmente quando se está pescando no horário e local onde existem muitos peixes pequenos. Os chamados: Roedores, como as cocorocas(coró)entre outros.
    Nesse caso, o melhor a fazer é pescar durante a maré enchente, quando esses roedores fogem por medo de peixes predadores maiores. Boa sorte e pesca!.

    ResponderExcluir